O Comportamento do Cliente e os Fatores Influenciadores no Processo de Decisão de Compra

Publicado em 21/08/2014

As empresas buscam estimular os consumidores a comprar seus produtos através de ofertas, preços menores, descontos, amostras, características diferentes, e anúncios para apresentar ao consumidor informações para tentarem fazê-los experimentar seus produtos. De acordo com Kotler (1998, p. 179)

 

A marca líder de mercado e as marcas menos expressivas nessa categoria de produto possuem estratégias de marketing diferentes. A líder de mercado tentará estimular o comportamento de compra habitual dominando o espaço de prateleira, evitando a falta do produto e veiculando propaganda de lembrança de marca continua.  As empresas desafiantes estimularão a busca de variedade oferecendo preços menores, boas negociações com revendedores, cupons e descontos, amostras grátis e veiculando anúncios que apresentam razões para o consumidor experimentar algo novo.

 

 

Cada empresa utiliza uma estratégia diferente para tentar atingir o consumidor de acordo com sua posição no mercado, mas o objetivo de todas elas é atrair e conquistar o maior número de clientes possíveis.

 

 

3.5 O VAREJO E O MERCADO CONSUMIDOR

 

 

Para Kotler e Keller (2006, p. 500) “O…

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