O Comportamento do Cliente e os Fatores Influenciadores no Processo de Decisão de Compra

Publicado em 21/08/2014

 

 

 

 

2.1.4 Fatores Psicológicos

 

 

De acordo com a psicologia o comportamento do consumidor é influenciado por fatores como a motivação, o envolvimento, a percepção, o aprendizado e a memória que são traços pessoais do consumidor. Esses fatores psicológicos influenciam a percepção e interação com o ambiente pelo consumidor e assim influenciam também suas decisões de compra.

 

 

2.1.4.1 Motivação

 

 

Durante todo tempo de nossas vidas temos necessidades e essas necessidades podem ser de vários tipos como fisiológicas, onde temos fome, sede, sono, também temos necessidades psicológicas, onde precisamos ser reconhecidos, admirados, estimados. Normalmente as pessoas ficam tensas, ansiosas quando uma necessidade não é satisfeita e buscam de alguma forma tentar satisfazê-la. Assim essa necessidade e a vontade de satisfazê-la tornasse uma motivação para o individuo, passa a ser um motivo para agir ou buscar algo.

A motivação pode ser causada por fatores internos (fisiológicos, psicológicos) ou externos (estímulos sociais, culturais). Também podem ser explícita, ser declara, ou implícita e não declarada.

Existem diversos psicólogos que buscaram explicar a motivação humana como Sigmund Freud, Abraham Maslow…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.