Merchandising

Publicado em 23/11/2003

  • Venda pessoal – o vendedor, ao fazer a demonstração de um produto ou serviço, pode utilizar – se de recursos audiovisuais para mostrar as aplicações do produto, pode apresentar catálogos e folhetos demonstrando o produto ou serviço, suas características e aplicações e pode ainda deixar uma pequena amostra do produto etc.
  • Venda por telefone – a venda por telefone só é possível quando a empresa goza de boa reputação no mercado ou o produto oferecido é de grande aceitação. Quando, porém, a empresa busca vender a clientes potenciais usando a comunicação pelo telefone, é preciso que ela faça algum tipo de divulgação de suas marcas e de seus produtos.
  • Maladireta – a mala direta, como já se viu, faz com que a empresa atinja consumidores que provavelmente não seriam atingidos pela venda pessoal ou pela propaganda. Os cartões de crédito, as revistas em geral, entre outras fontes, contêm listagens interessantes de um público comprador por segmentação de mercado.
  • Reembolso postal – graças ao bom funcionamento dos serviços postais no Brasil, hoje é possível vender através do reembolso postal. Importa que o consumidor pague no correio para retirar a mercadoria encomendada.

D – Ponto de Apresentação

O comprador potencial pode ser atingido por diversas maneiras:

  • Vendas através de máquinas – eis uma prática bastante difundida nos Estados Unidos, mas de uso ainda limitado no Brasil. Lá, é possível comprar cigarros, jornais, revistas, chocolates,…

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