Marketing para o Século XXI Segundo Philip Kotler

Publicado em 29/11/2006

2.4 AS PRINCIPAIS ETAPAS NO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

"Os profissionais de marketing têm sua própria maneira de pensar, assim como

os advogados, os contadores, os banqueiros, os engenheiros e os cientistas" (KOTLER, 1999, p.46).

Conforme Kotler (1999, p.46), para os profissionais de marketing, os processos de administração de marketing consistem em cinco passos básicos que podem ser representados como:

PM -> SDP -> MM -> C

Onde:

PM = Pesquisa de Mercado

SDP = Segmentação, Definição de público-alvo e Posicionamento

MM = Mix de Marketing (popularmente conhecido como os quatro Os, ou seja, produto, preço, praça e promoção).

I = Implementação

C = Controle (obter feedback e avaliar os resultados, além de revisar e melhorar a estratégia de SDP e as táticas de MM).

Kotler (1999, p.47) discerne melhor cada um desses itens para elaborar um processo de marketing eficaz:

o marketing eficaz começa com a pesquisa, PM. A pesquisa em um mercado vai revelar vários segmentos, S, que consistem em compradores com diferentes necessidades. A empresa sensata definiria para si, D, apenas aqueles segmentos (ou o público-alvo) que pudesse atender com a mais alta eficiência. Para cada segmento definido como alvo a empresa terá que posicionar, P, seus produtos/serviços, de modo que os clientes-alvo possam perceber como essas ofertas diferem daquelas dos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.