Marketing para o Século XXI Segundo Philip Kotler

Publicado em 29/11/2006

"Quando o marketing é bem-sucedido, as pessoas gostam do novo produto, a novidade de boca em boca e pouco esforço de venda se faz necessário" (KOTLER, 1999, p.33).

A venda começa antes mesmo de a empresa ter o produto. Marketing é a tarefa assumida pelos gerentes de avaliar oportunidades, medir sua extensão e intensidade e determinar se existem espaço para lucros. A venda somente ocorre após a fabricação de um produto (KOTLER, 1999).

O marketing percorre durante todo o ciclo de vida do produto, ansiando buscar novos clientes, melhorar o seu grau de atratividade e desempenho do produto, tirar lições dos resultados de vendas e gerenciar repetidas vendas aos mesmos clientes (KOTLER, 1999).

Kotler (1999, p.34) afirma que os profissionais de marketing criticam seus gerentes por não levarem em consideração que as despesas de marketing são investimentos, mas sim custos, relevando resultados a curto prazo em detrimento dos de longo prazo e ainda por serem contrários a risco.

2.1.2.2 Marketing é um departamento

O outro erro mais comum sobre o marketing conforme Kotler (1999, p.34) é que o marketing se refere a um departamento:

marketing é, acima de tudo, um departamento. Outra visão limitada é aquela que considera o marketing, em essência, apenas um dos departamentos da empresa. É verdade que as empresas possuem departamentos de marketing, onde se concentram grande parte das idéias e dos esforços de marketing. Entretanto, se as atitudes e o trabalho de marketing se localizassem apenas nesse departamento, e empresa acabaria muito mal. Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing e vendas e seu setor ainda assim…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.