Investigação de Paternidade

Publicado em 22/04/2003

g) deve ser ressaltado que, se o investigado se negar a fazer o exame genético e não for conduzido coercitivamente, cairá por terra toda a doutrina e jurisprudência acerca do direito indisponível ao nome e da busca incansável da verdade real da filiação biológica, fincada no art. 227 da CF, e art. 27 do ECA, porque a solução que resta é a presunção da paternidade contra o demandado, pois a recusa de submissão à perícia hematológica importa renúncia implícita à tese da negativa da paternidade, representando um forte indício da paternidade.

Sem esgotar o difícil assunto, estas são algumas razões que justificam a condução coercitiva do investigado para fazer o exame genético.

7.2- Efeitos da recusa

As interpretações judiciais da recusa à realização do exame DNA pelo pretenso pai têm sido as mais variadas. Desde simples indício, passando pala presunção juristantum, com a consequente inversão do ónus da prova, até a confissão, a jurisprudência brasileira tem avaliado a recusa sempre de modo desfavorável ao réu, nas ações de investigação. Vigora, nestes casos, a rigor, a presunção hominis de que quem não tem nada a esconder não perde a oportunidade de prová-lo. Irrecusável, a propósito, parece ser a concepção, proveniente do senso comum, de que o indivíduo ético, diligente e responsável tem interesse em esclarecer tão relevante questão, pois, estando de boa fé, aspira ele próprio a conhecer a verdade.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.