Investigação de Paternidade

Publicado em 22/04/2003

 

Ora, se a lei concede aos filhos adulterinos os mesmos direitos que aos legítimos, o primeiro deles é o dever de ver reconhecida a filiação, que poderá ser, segundo o direito pátrio, voluntária ou coativa. Pouco importando que o genitor esteja convivendo ou não com seu cônjuge.

A todos os filhos serão reconhecidos iguais direitos. Não há mais falar em filhos legítimos e ilegítimos, em naturais simples e adulterinos ou incestuosos.

Uma vez que se estabelece a plena igualdade, todos os embargos ao status dos filhos são eliminados. A equiparação plena diz respeito à natureza da filiação, como igualmente às condições pessoais e aos direitos alimentares como sucessórios.

Esta regra, dominante em matéria de filiação, veio abolir disposições distintivas. Conseqüência foi a revogação do art. 358 do Código Civil, que vedava o reconhecimento dos filhos incestuosos e adulterinos. No estado atual de nosso Direito, abolida toda discriminação de filhos, em função do nascimento, a própria designação de "adulterinos e incestuosos" perdeu a razão de ser, ao mesmo passo que a proibição contida no art. 358 do Código Civil extinguiu-se. Restou, destarte, apenas a reminiscência histórica, uma vez que, com a revogação do art. 358, extinguiu-se o conceito jurídico.

A Lei 8.069/90, que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art. 26 preceitua: "Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.