Inovação e Competitividade

Publicado em 09/10/2003

O padrão de concorrência das indústrias tradicionais também se aplica à Empresa C1 pelo fato de o seu produto se destinar ao consumo final pela população. Observa-se que, pelo amplo domínio de todos os fatores da competitividade nesse padrão de concorrência, a empresa sequer se encontra numa situação de oligopólio competitivo, típica das maiores indústrias do padrão tradicional, e, sim, em uma situação de domínio de mercado (a empresa ocupa atualmente 70% do mercado).

A empresa C1 possui relativamente pouca diversificação de produtos, mas todos, de um modo geral, estão bem cotados com os seus consumidores. Primeiramente, a empresa investe 5% de seu faturamento em marketing - uso de brindes associados aos seus produtos, de um ano para o outro, o consumo de seus produtos aumentou em 30% atingindo praticamente todas classes de consumidores. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são da ordem de 0,5% de seu faturamento, sendo que parte é gasta na adequação dos seus produtos ao gosto do consumidor local ou no desenvolvimento de pesquisas objetivando a melhoria nos insumos produzidos no país. Em termos de P&D, pelo fato de ser uma multinacional, as instalações laboratoriais disponíveis da matriz e das plantas menores de outros países são amplamente utilizadas, otimizando a utilização desses recursos. É interessante notar a insatisfação da empresa em relação aos serviços tecnológicos nacionais disponíveis, no que diz respeito a embalagens.

A padronização de seus produtos permite uma fácil identificação de seus produtos pelos consumidores. Outro aspecto fundamental para o sucesso da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.