Inovação e Competitividade

Publicado em 09/10/2003

Competitividade Empresarial


I. INTRODUÇÃO


O setor de embalagens constitui hoje importante segmento da indústria brasileira representando um faturamento anual de US$ 10 bilhões. O estudo concentrou-se nas chamadas embalagens flexíveis para alimentos feitas de filme de polipropileno biorientado, utilizadas largamente em produtos alimentícios mais sofisticados, tais como biscoitos, sorvetes e crocantes, e cujo mercado representa US$ 903 milhões.

A pesquisa, efetuada entre os meses de abril e maio de 1997, teve por objetivo identificar e avaliar alguns dos fatores determinantes da competitividade de quatro empresas participantes da cadeia produtiva envolvida. Para esta pesquisa foram analisados um fabricante de filme BOPP, duas empresas da etapa posterior da cadeia produtiva, os chamados convertedores, e uma empresa da indústria alimentícia, ao final da cadeia.

Para estudar a competitividade dessas empresas, adotou-se o conceito de Ferraz et al, no qual a competitividade é definida como "a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permite ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado". Para a identificação dos fatores competitivos, utilizou-se o modelo do Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira adaptado por Ferraz et al e, finalmente, para estruturar a análise, as indústrias pesquisadas foram classificadas segundo os padrões de concorrência organizados por Ferraz et al.

O presente trabalho está organizado da seguinte forma: na segunda seção, apresenta-se a cadeia produtiva do filme BOPP. Nas duas seções posteriores, são apresentados a metodologia utilizada e os quadros referentes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.