FRANQUIAS: ESTUDO DE CASO O BOTICRIO

Publicado em 27/08/2010

2.2 HISTÓRIA

No conceito de hoje, existem canais de distribuição exclusivos e controláveis, Mauro (2006), revela que a franquia teve seus primórdios na própria Igreja Católica, que montou uma rede mundial sob controle central do Vaticano. A Igreja atinge bilhões de seguidores nos mesmos padrões de sua origem inicial. Tem na Bíblia o mais lido manual do planeta, com o vaticano introduzindo os modernos conceitos necessários. A Igreja cobra o royalty mais antigo do mundo, o dízimo (10%), e possui o logotipo mais reconhecido, a cruz. O treinamento dos franqueados (os padres) é bastante profundo, e cada paróquia tem seu território para trabalhar.
De fato Meiler (1992), revela que a Igreja Católica e/ou o Estado outorgavam ao senhor feudal, o direito franchise de cobrarem impostos dos cidadãos (prestação de serviço de coleta, e um controle na base da marcação cerrada dos contribuintes), em troca de uma parte que era retida pelo senhor feudal. O restante, supostamente a maior parte, era destinada ao autorgante o clero e/ou o estado que se confundiam na pessoa de seu líder maior.
Na Idade Média, Mauro (2006), afirma que os monarcas destacavam-se como nobres por cuidar de determinados territórios, em troca de proteção. Como licenciados da corte, podiam determinar e cobrar taxas no seu território e mantinham a ordem local. Um percentual dessas taxas era enviado à corte. Assim, os monarcas controlavam seus territórios contra inimigos. Esse era um sistema muito próximo da franquia que hoje conhecemos.
Na visão de Plá (2001), bem mais recentemente, já na Idade Média, surgiu uma forma de associação entre o Estado, Clero, e os senhores feudais, com a outorga dos direitos, que de certa maneira…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.