Evolução dos Edifícios Hospitalares

Publicado em 22/04/2003

O Renascimento possuiu como principal característica, o modo modernista, arrojado e diferente de ver e fazer as coisas. Foi o causador de um forte impacto desenvolvimentista na época, e essas idéias renascentistas se estenderam por todos os setores da sociedade, e isso não foi diferente na saúde e evolução hospitalar.

É durante este movimento revolucionista, que o hospital, finalmente, ganha novas e mais adequadas formas. A estrutura é mais complexa, assumindo duas formas básicas: o elemento cruciforme e o pátio interno ou claustro rodeado por galerias e corredores.

O Ospedalle Maggioré de Milão, é o exemplo mais importante da arquitetura renascentista. Nele observa-se a expressão renascentista em todos os seus âmbitos modernistas. A composição deste hospital é de: pátios distribuidores, galerias e corredores, pórticos, alojamentos lineares organizados em um plano cruciforme e simetria de conjunto com o eixo de entrada passando sobre a capela. Há a existência de um saneamento muito bem estruturado, através de sistemas de esgotos com efluentes para fossas que eram limpas através de um engenhoso sistema de pressão pluvial, por isso essas construções eram feitas próximas a rios.

De acordo com a disposição da estrutura arquitética, o hospital podia ser classificado como sendo para homens (forma de cruz) ou para mulheres (forma de T).

Estes tipos estruturais influenciariam durante alguns séculos a evolução hospitalar, ou seja, todas as edificações hospitalares construídas neste período eram…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.