Evolução dos Edifícios Hospitalares

Publicado em 22/04/2003

Evolução dos Edifícios Hospitalares


IDADE ANTIGA

BABILÔNIA E EGITO

Na Babilônia não se há registros de possíveis locais destinados ao tratamento de doentes. No Egito, porém, sabe-se que o templo de Deir-El-Bahari em Thebes era utilizado não somente para fins religiosos, mas no tratamento de doenças.


GRÉCIA


Graças a uma melhor estruturação social, no Império Grego a saúde é vista de uma forma mais ampla e não tão secundária como no Egito, é dai que surge em Hélade construções especificas no tratamento dos enfermos. Estas edificações se adequavam a três tipos diferentes:

Publico: Pythaneé e o Cynosarge, construídas pelo Estado, eram utilizadas no tratamento dos idosos e os Xenodochuim que hospedavam estrangeiros de origem tebana, A HOSPITALIDADE ERA UMA OBRIGAÇÃO;

Privado: Composto pelas Iatreias que nada mais eram que casas de médicos onde se era proporcionada a assistência aos enfermos, seriam os consultórios dos dias de hoje;

Religioso: A assistência era dada nos Templos consagrados a ASCLEPIOS (deus da medicina), lá os pacientes passavam por consultas com sacerdotes e depois eram submetidos a abluções (purificação pela água) e jejum. Passavam a noite e ao amanhecer rumavam para suas casas aguardando pacientemente a cura, daí surge o termo "paciente". Estes Templos tinham o plano típico com as seguintes características: No centro tinha uma estátua rodeada de pórticos sagrados, junto havia os tanques para abluções e em volta localizava-se o pórtico destinado a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.