Estudo de Caso: O Endomarketing no Centro Superior de Tecnologia

Publicado em 06/05/2010

O Endomarketing é o marketing dentro da empresa, um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para o mercado. Facilitar e realizar trocas construindo relacionamento com o publico interno, compartilhando os objetivos da empresa, harmonizando e fortalecendo estas relações. Sua função é integrar a noção de cliente nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria da qualidade dos produtos e serviços com produtividade pessoal de processos. Para se criar um processo de endomarketing, deve partir-se de três premissas básicas: (KOTLER, 1996).

1º) Estamos voltados para um mercado orientado para as necessidades dos clientes, com isso clientes só podem ser conquistados e retidos através de excelente serviço.
2º) Funcionários têm expectativas e constitui o primeiro mercado para organização, funcionários deve ser tratado e valorizado como pessoa em primeiro lugar, para depois receber os clientes da área externa.
3º) Os gerenciamentos de recursos humanos e serviços excelentes para os clientes significam envolvimento e comprometimento aos funcionários nos objetivos e decisões da empresa.

Estas premissas trazem como principio o processo de valorização do funcionário, é preciso conquistar primeiro o mercado interno dos clientes para em seguida, lançar-se ao mercado externo.

O endomarketing atua diretamente no clima organizacional, refletindo no índice de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.