Doutrina

Publicado em 22/04/2003


Para ciência dos interessados em saber porque a segurança pública brasileira chegou ao ponto em que está


Fernando Henrique Pinto( * )

Autoridades em coma

Morte de juízes é sintoma da falência das instituições

Primeiro foi o juiz corregedor de Presídios em São Paulo, Antônio José Machado Dias, morto a tiros numa emboscada, em 14 de março de 2003. Em 24 de março de 2003, no Espírito Santo, foi a vez do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, que foi assassinado a tiros. Ele também exercia a mesma função de Machado Dias.

A inércia, beirando o "estado de coma", em que se encontram nossas autoridades, é tamanha que algumas se pronunciaram no sentido de serem fatos isolados.

A vida do juiz não é mais importante que qualquer dona de casa ou qualquer morador de uma favela. Nesse ponto de vista, a morte violenta de um e de outros deve merecer o mesmo lamento e indignação.

Mas o assassinato de um juiz, em razão do exercício de suas funções, também é problema de Estado. É uma afronta ao Estado Democrático de Direito.

É um pouco consolador ouvir o ministro da Justiça, em telejornal do horário nobre, dizer que o problema da segurança pública não é só normativo, mas estrutural. Mas é desanimador saber - e não se divulgar, no mesmo telejornal -, o tamanho do contingenciamento de verbas que o governo Lula quer impor ao Judiciário Brasileiro, como se não estivesse à beira da falência.

Mas isso não significa que não se possa desde já enfrentar pelo menos o problema normativo, já que não requer dinheiro extra, mas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.