Cheque

Publicado em 22/04/2003

Se inexistir suficiência de fundos, pode o portador exigir pagamento parcial, da mesma forma que o sacado pode tomar a iniciativa de efetuar o pagamento parcial, até o exaurimento da provisão disponível, não podendo o portador recusá-lo. Neste caso, pode o portador reapresentá-lo, no prazo legal, ao banco sacado para complementação do pagamento.

2.1.4- Cheque sem provisão de fundos.

Crime de dano. O seu momento consumativo é o da recusa do pagamento pelo sacado.

2.1.5- Cheque em branco.

A sua existência decorre de princípio legal, quando esclarece que não sendo indicado o nome do beneficiário, será ao portador. Mas o cheque, para ter figura jurídica, tem de se revestir dos requisitos essenciais, porque, faltando-os, não é cheque.


3. NATUREZA JURÍDICA DO CHEQUE.

3.1- Ordem de Pagamento à vista.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, dado por quem possui provisão em mãos do sacado, em favor próprio ou de terceiros. É importante ressaltar que cheque à prazo não existe na legislação comercial. O beneficiário do cheque pode estar designado no mesmo(cheque nominal) ou o título ser ao portador. O sacado que é o depositário da provisão do sacador tem a obrigação de devolver as importâncias que lhe foram confiadas pelo sacador, atendendo a determinação do depositante. Portanto, ao se emitir um cheque, a pessoa já deve ter provisão junto ao sacado tendo em vista que o beneficiário pode a qualquer momento, independentemente da data assinalada no cheque, receber a importância do mesmo dentro do prazo estipulado pela lei do cheque. Passado esse prazo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.