BUSCANDO UMA VISÏ INTEGRADA ENTRE GESTÏ ESTRATEGICA DE RECURSOS HUMANOS E A ESTRATEGIA CORPORATIVA NAS GRANDES EMPRESAS DE BEL?.

Publicado em 27/08/2010

2.1.2 A visão de fora para dentro: Strategic Positioning Analysis (SPA)

Na visão de fora para dentro, que tem como principal autor Michael Porter, a origem dos lucros não seria encontrada na empresa, mas sim na estrutura da indústria, especialmente na natureza e balanço das suas forças competitivas. Desta forma, Porter foca seus estudos na análise da estrutura do mercado e como esta influencia a performance das empresas (SCHOMAKER, 1990).
Nos anos 80, Porter (1980, 1985) apresenta seu modelo de análise estrutural de indústrias, mais comumente conhecido como o modelo das 5 forças. Ele identifica 5 forças competitivas básicas que são vistas como ameaça a lucratividade das empresas (p.5): rivalidade entre os competidores, entrada de novos concorrentes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos consumidores e poder de negociação dos fornecedores.

Figura 2.1.a Modelo das forças de Porter

Fonte: Adaptado de Porter (1980)

Na visão de Porter, caberia a empresa se posicionar no mercado de forma a utilizar as regras da indústria a seu favor, atingindo assim performance superior. Propõe assim, que os gestores podem estrategicamente moldar e explorar características do mercado que impedem a concorrência perfeita (NICKERSON, 2003).
Para isso, Porter (1980, 1985) sugere três posicionamentos genéricos (liderança por custo total, diferenciação e foco) que podem ser usados para competir…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.