Burocracia

Publicado em 22/04/2003

b) o "fazer a cama" que defende os interesses pessoais; o excesso de regras que consiste na multiplicidade de regras e exigências para a obtenção de determinado serviço;

c) hierarquia e individualismo que divide responsabilidades e emperra o processo decisório;

d) mecanismo que limita cargos colocando o funcionário em situações alienantes (PERROW, 1972 apud PODER, estrutura e resultados, http://www.newtonpaiva.br/posgraduacao/entrevista/Empresas.doc).

Trazem ainda o formalismo nas organizações burocráticas outras conseqüências:

a) rigidez no comportamento dos participantes: o funcionário se restringe ao desempenho estritamente do que é regido pelas normas e regulamentos;

b) exagero ao apego aos regulamentos: o funcionário é um especialista para conhecer as normas e regulamentos e não a função desempenhada;

c) excesso de formalismo: gerando muita papelada como cartas, fichas, relatórios e um grande dispêndio de tempo nas atividades;

d) exibição de sinais de autoridade: utilização de símbolos ou sinais de status para destacar a posição hierárquica (MERTON, 1967 apud PODER, estrutura e resultados, http://www.newtonpaiva.br/posgraduacao/entrevista/Empresas.doc).

Ocorre o confronto entre o profissional e a clientela, porque o cliente se opõe ao tratamento categorizado. O comportamento estereotipado não se adapta às exigências de problemas individuais, criando insatisfação da clientela (ETZIONI, 1976, p. 66).

Como os funcionários reduzem ao mínimo às relações pessoais e recorrem a formação de categorias, as peculiaridades de casos individuais são freqüentemente ignoradas. A dificuldade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.