A Política de Qualidade como Estratégia em Cenários Competitivos

Publicado em 13/04/2008

3.3 - ATITUDES ESTRATÉGICAS

Verifica-se a necessidade de um questionamento: O que influência uma empresa, na escolha da atitude estratégica?

Entende-se que foram traçadas quatro perspectivas, sobre a estratégia, para Whittington (2000), como Clássica, surgimento nos anos de 1960, depois celebrado por Chandler (1990) como protagonistas do profissionalismo objetivo e eficiente. Processual, anos 1970, Evolucionária, anos 1980 e Sistêmica nos anos 1990. De todas elas apresentam muitas explicações de diferentes autores, na Estratégia Clássica, pelo processo analítico, encontraremos Chanddler, Ansoff, Porter, na Processual, pelo processo de negociação de aprendizagem, Cyert&March Mintzberg e Pettigreu, a Evolucionária, processo darwiniana, Hannan e Freeman, Williamson e a Sistêmica, o processo social, Granovetter e Whitley.

Observa-se que a estratégia clássica, seria a formal, a justificativa, a maximização de lucros, com os focos internos (planos), em sua influência chave a economia e o militarismo. A processual, a estratégia mais elaborada, com uma justificativa vaga, com o foco interno (política cognições), influência da psicologia.

Sendo assim, a Evolucionária, a estratégica eficiente, justificativa de sobrevivência, é o mercado e não os gerentes, que faz as escolhas mais importantes, no qual somente o mais “preparado” sobreviverá, foco…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.