A Política de Qualidade como Estratégia em Cenários Competitivos

Publicado em 13/04/2008

Porter (1986), ainda apresenta três estratégias genéricas para enfrentar as cinco forças competitivas: criar uma posição defensável em uma indústria, superar as outras empresas e obter um retorno sobre o investimento maior que a média do setor. Elas são chamadas de estratégias genéricas, porque podem ser utilizadas por qualquer tipo de unidade de negócio e por qualquer empresa.

Ansoff (1993, p.70) para dar um direcionamento à empresa no presente e futuro para que as decisões sejam tomadas de forma ordeira, e atendendo as exigências do mercado desenvolve quatro regras para a estratégia, a saber:


  • Na primeira, o desenvolvimento de padrões para medir seu desempenho, de forma qualitativa através dos objetivos, e quantitativa através das metas;

  • Quanto à segunda, é focada para a relação da empresa com seu ambiente externo, procurando desenvolver uma vantagem sobre seus concorrentes, volta sua atenção para que produtos e tecnologias que a empresa desenvolverá, onde e para quem os produtos serão vendidos, desenvolvendo um conjunto de regras chamadas de estratégia de produto e mercado, ou estratégia empresarial;

  • Já a terceira, volta-se para o desenvolvimento de relações e de processos internos, a fim de alcançar as pretensões das duas primeiras, elaborando regras denominadas de conceito organizacional;

  • Finalmente a última preocupa-se com as decisões diárias que terão de ser…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.