Interface e Comunicação

Publicado em 25/08/2006

A tecnologia hipertexto enquadra-se na abordagem construtivista e define-se como um modelo não sequencial de organização da informação orientado para a expansão da actividade de pensamento e representação do conhecimento e do trabalho colaborativo. Neste sentido caracteriza um sistema de informação com o qual a interacção poderá ser considerada mais como uma construção do que uma recepção da informação.

2.3. Os fundamentos do hipertexto são atribuídos a Vannevar Bush no seu artigo As We May Think publicado em 1945, no qual apresentava uma máquina hipotética designada por Memex e que era por ele definida como:

"… a device in which an individual stores all is books, records, and communications, and which is mechanized so that it may be consultated with exceeding speed and flexibility. It is an enlarged intimate supplement to his memory." (Bush,1945:107).

Seguindo o princípio do associacionismo na concepção da sua máquina, Bush propõe fundamentalmente um conceito de rede para ligar unidades de informação. É este mesmo princípio que será seguido por outros pioneiros do desenvolvimento hipertexto. Douglas Engelbart com o projecto NLS/Augment apresentado em 1963, e Ted Nelson em 1965 com o projecto Xanadu. Nelson é considerado o responsável pela criação do termo hipertexto, que no âmbito do seu projecto significava a expansão da memória humana, permitindo ao utilizador estabelecer inter-ligações entre unidades de texto não relacionadas.

Como vemos, o ponto focal da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.