Hábitos Alimentares no Brasil

Publicado em 24/10/2004

Em 1853, a província do Paraná passou a ter como capital a cidade de Curitiba. Nesta época, a agricultura era pouco praticada na província, daí a escassez e a carestia dos gêneros de primeira necessidade. As autoridades adotaram, o incentivo à entrada de imigrantes europeus já estabelecidos em outras regiões do Império, visando, entre outros objetivos, ao desenvolvimento de uma agricultura de subsistência e de abastecimento das cidades e vilas.

Esses novos habitantes colaboraram com o desenvolvimento do comércio, dos serviços,da agricultura e do transporte de mercadorias.Inovaram as técnicas de cultivo do solo e da criação de gado. Com a introdução da plantação do centeio, o plantio em maior escala de legumes. verduras e frutas e a produção de aves, ovos, leite e derivados, ampliou-se à oferta de produtos aos habitantes do centro urbano.

Muitos dos hábitos alimentares dos imigrantes foram incorporados pelos curitibanos: a cerveja, as salsichas, as carnes defumadas, o sulze,. as lingüiças de carne de porco, os salames, as conservas salgadas e doces, tais como o chucrute ou repolho "azedo" (sauerkraut), o pepino "azedo" em folha de parreira, os pickles (conserva de legumes em vinagre) e as compotas de frutas, além das frutas secas. Iniciaram também, o consumo da broa de centeio e uma grande variedade de pães de trigo e de milho, além de bolos e tortas. Aprimoraram as formas de utilização do leite (coalhadas, requeijão, manteiga e queijo). O consumo do leite, na Cidade, foi intensificado com a adoção do sistema de entrega do produto, diariamente, de casa em casa.

No…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.