Tratamento farmacológico da doença de Alzheimer

Publicado em 09/08/2010

2.7.1.3 Tratamento dos sintomas comportamentais

Sintomas comportamentais e psicológicos são freqüentes ao longo do curso da doença. Relata-se que cerca de 75% dos pacientes apresentam esses sintomas, que variam de apatia, depressão, alterações do sono e alterações de comportamento (FORLENZA; CRETAZ; DINIZ, 2008).
Deve-se haver uma análise criteriosa a cerca dos fatores desencadeantes desses sintomas antes da intervenção farmacológica (ENGELHARDT; BRUCKI; CAVALCANTE, 2005). Esta só deve ser indicada quando medidas não-farmacológicas empregadas não forem capazes de controlar o quadro clínico (FREITAS, 2006).
Os medicamentos que são considerados de uso nas demências são os antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos, sedativos, estabilizadores de humor e os inibidores de acetilcolinesterase (ENGELHARDT; BRUCKI; CAVALCANTE, 2005), sendo essa última classe, além de útil para os sintomas comportamentais, a opção mais aceita para o tratamento de transtornos cognitivos (FREITAS, 2006).
Os antipsicóticos são utilizados para facilitar os cuidados com o paciente, reduzindo a agressividade, as alucinações e os distúrbios de humor (SENERIKI; VITAL, 2008). Entre eles destacam-se os antipsicóticos atípicos, devido melhor tolerância e menor incidência de efeitos colaterais (FREITAS, 2006). Um representante da classe é a risperidona (FORLENZA, 2008), que em um estudo demonstrou maior eficácia que o haloperidol (antipsicótico típico).
Um debate atual motivou o FDA e a Anvisa a divulgar a grande possibilidade de acidente vascular cerebral em pacientes que fazem uso de antipsicóticos atípicos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.