Tratamento farmacológico da doença de Alzheimer

Publicado em 09/08/2010

1 INTRODUÇÃO

Caracterizada primeiramente pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer, em 1907, e posteriormente descrita por Kraeppelin em 1910, a doença de Alzheimer era considerada uma forma rara de demência pré-senil de evolução rápida com presença de emaranhados neurofibrilares, que puderam ser descritos na década de 60 quando houve o advento da microscopia eletrônica. A partir daí esta doença deixou de ser considerada uma forma de demência relativamente rara para se transformar em uma das doenças mais freqüentes e mais preocupantes da população atual.
Diante desse conceito mais abrangente que foi atribuída a essa patologia, ela passa a ser considerada como uma desordem neurodegenerativa progressiva, manifestada por deterioração da memória associada a declínio neurofuncional, distúrbios comportamentais e sintomas psíquicos, ocasionando nos indivíduos por ela afetada uma total dependência de outras pessoas.
O envelhecimento da população, fenômeno que se restringia somente a países ricos, promove o aumento do risco das doenças neurodegenerativas em todo o mundo, incluindo a doença de Alzheimer.
No Brasil, a pirâmide etária vem sofrendo mudanças em relação ao aumento do número de pessoas que alcançam os 60 anos. Estima-se que no ano de 2020, 15% da população atual atinjam essa idade, sendo que hoje já passam dos 15 milhões.
O que é mais preocupante, é que a doença de Alzheimer é uma demência que tem como principal característica a ocorrência em pessoas maiores dos 60 anos de idade, sendo que aumenta agudamente de cerca de 5% aos 65 anos para 90% ou mais aos 95 anos. No mundo afeta cerca…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.