Nutrição

Publicado em 22/04/2003

Zinco

Somente em 1919 ficou demonstrado o papel efetivo do zinco na fisiologia de animais superiores. Em 1939 demonstraram sua presença na enzima anidrase carbônica. Numerosas outras metaloenzimas que contiam zinco foram posteriormente descobertas.

Em 1960 ficou caracterizada a deficiência de zinco no ser humano. As primeiras pesquisas se relacionavam com a síndrome dos anões, de origem nutricional pela carência de zinco.

A diversidade de pontos em que o zinco exerce atividade no organismo demonstra a sua importância biológica, embora um homem adulto não possua mais do que 1,4-2,3 g do metal distribuído por todos os seus tecidos e órgãos. Significativa porção desse zinco se encontra nos ossos e dentes. 20% se encontra na pele. 18% nos cabelos e unhas. Uma eventual deficiência do metal é verificada por sua taxa no cabelo, onde a mesma é flutuante.

A maior concentração de zinco no organismo está no olho. No sangue, o zinco está presente no plasma, nos eritrócitos, nos leucócitos e nas plaquetas. Nos eritrócitos quase a totalidade está sob a forma de anidrase carbônica. A taxa de zinco no sangue varia de 657-880 microgramas.

Em vários estados patológicos, o zinco do plasma aparece alterado. Níveis inferiores ao normal já foram referidos em pacientes com tumores malignos, com aterosclerose, com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.