O autocuidado ao portador de ulcera varicosa: estudo de dois casos

Publicado em 08/01/2019

O autocuidado ao portador de ulcera varicosa: estudo de dois casos


 

1 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da história, o homem convivia com as feridas que eram tratadas de formas variadas, vinculadas principalmente por fatores culturais, religiosos e geográficos. Na era pré-histórica eram aplicadas sobre as feridas extratos de plantas, água, neve, gelo, frutas e lama. Na Mesopotâmia se acreditava nos poderes medicinais do mel e da resina aplicados sobre a ferida; para a sua limpeza utilizavam leite ou água e sua cobertura era feita com lã de carneiro, folhas e cascas de árvores. Posteriormente, os egípcios observaram que a cicatrização de uma ferida fechada era mais acelerada do que uma lesão aberta, desta maneira utilizavam tiras de pano para unir as margens da ferida (DEALY, 1996).

Hipócrates acreditava que as feridas contusas, tipo hematoma e equimoses, só deveriam ser tratadas com calor e pomadas, para promover a supuração. Os seus pensamentos, avançados para a época, o fizeram concluir que era necessário a remoção do material necrosado e reduzir a inflamação para favorecer a cicatrização. Foi ele também o autor da primeira definição de cicatrização por primeira intenção, onde as extremidades da pele são mantidas próximas umas das outras, e por…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.