A DIFICULDADE DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE ALTA HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO

Publicado em 24/04/2019

A proposta, segundo Alves (2004), quando se utiliza o filme como pretexto da discussão, é partir dos eixos temáticos sugeridos pela obra explorando, por meio da análise crítico-dialética, os elementos sociais, psicológicos, filosóficos, reflexivos, dentre outros, que não foram necessariamente colocados de propósito no filme pelo diretor ou pelo roteirista. Assim, quanto mais ilustrado - no sentido cultural - e aberto, no sentido epistemológico, for aquele que trabalha com o filme, no sentido de apreender as mais diversas contribuições da teoria social do século XIX e do século XX, incluindo a psicologia/psicanálise, antropologia, história, filosofia, etc., mais capaz ele será de apreender a riqueza dos elementos da totalidade social concreta pressuposta nos filmes. Afinal, o filme incita (e excita) a reflexão crítica. (ALVES, 2004, p. 14)

Conforme sugere Bernardet (2000), uma obra de arte pode ser analisada por representações equivalentes ou por comparações. Estas representações são bastante neutras e relacionadas à crítica de arte de forma geral.

Assim sendo, pode-se adaptar este método a fim de que ele seja utilizado em teses, dissertações e monografias. Partindo destas representações, a análise da obra pode ser realizada do ponto de vista descritivo e formal; a interpretação pode ocorrer por meio da análise interna de sentido, ou seja, através da iconografia, simbolismo e narrativa, e também através da análise externa de sentido observando-se os referenciais de aspectos psicológicos, políticos, identitários, feministas e outros; a análise também pode privilegiar a avaliação da obra e julgamento de valores (VANOYE, 2002).

De acordo com Vanoye (2002), a análise fílmica pode utilizar estes mesmos parâmetros resumidos numa fase de descrição e numa fase de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.