A DIFICULDADE DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE ALTA HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO

Publicado em 24/04/2019

Resumo: Estre trabalho busca expressar a dificuldade encontrada para conseguirmos reconhecer e identificar os chamados "superdotados", ou portadores de alta habilidade.

INTRODUÇÃO

            O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou em 2007, o resultado do censo demográfico apontando a existência de 183.987.291 brasileiros. Considerando-se que os superdotados constituem de 3 a 5% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS haveria, no Brasil, mais de 551.961.873 pessoas superdotadas. Se, hipoteticamente, dentre esta população, apenas 10% fosse constituída por crianças em idade escolar, o Brasil contaria com aproximadamente 55.196.187 de alunos superdotados na escola. No entanto, segundo o censo escolar de 2006, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - INEP, o Brasil possui apenas 2.553 alunos superdotados.

Considerando-se que estes dados se referem apenas a crianças em idade escolar, é cabível questionar: onde estão os superdotados brasileiros? Como eles são tratados pela sociedade? Qual deve ser a postura do educador em relação ao aluno superdotado? As pessoas superdotadas devem receber o mesmo tratamento dispensado à maioria da população? Seria melhor se houvesse escolas e ambientes especiais para atender este tipo de pessoa? O aluno superdotado é um desafio ou um problema para o professor? A pessoa superdotada é um desafio ou um problema…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.