A DIFICULDADE DO RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS PORTADORAS DE ALTA HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO

Publicado em 24/04/2019

Outra fonte de pesquisa para Pérez (2006, p.7) são as estatísticas referentes a pessoas portadoras de altas habilidades/superdotação. Verificando estas estatísticas, a autora concluiu que os superdotados realmente não são facilmente identificáveis e qualificou-os como pessoas invisíveis para a sociedade: 

Aplicando a estimativa da OMS, uma das mais conservadoras, aos dados de matrícula apresentados pelo Censo Escolar de 2004 (BRASIL, 2005) (57.013.959 matrículas iniciais, no Brasil), o número de alunos com Altas Habilidades/Superdotação matriculado nas escolas públicas e privadas deveria ser, em média [aplicado o percentual médio das estimativas da OMS (3,5 – 5%) = 4,25%], de 2.423.093 alunos brasileiros. Estes dados refletem a invisibilidade destes alunos, já que os números apresentados não chegam sequer às estimativas mais conservadoras, apresentadas no mundo inteiro (1-2%). (grifo da autora)

A ausência e/ou imprecisão dos escassos dados estatísticos oficiais, a conseqüente escassez e/ou a precariedade de serviços de identificação e atendimento, assim como a escassa produção e oferta de formação acadêmica e as minguadas publicações brasileiras no campo das Altas Habilidades/Superdotação, fomentam a falta de identidade, a transparência à qual é submetido este aluno e a sua exclusão no ensino regular. (grifos meus) 

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.