Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Noções de Administração em Unidade Hospitalar

Trabalho enviado por: Lucio Carlos Reis Pontes

Data: 05/07/2006

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO EM UNIDADE HOSPITALAR


INTRODUÇÃO

Hospital é uma medida indispensável na perspectiva de se buscar melhor qualidade dos serviços prestados à população, com simplificação, automatização e padronização de procedimentos, facilidade de acesso e difusão da informação em rede e sua utilização pelas diversas unidades processadoras, e a construção e manutenção de um banco de dados de apoio às atividades clínicas e de apoio técnico.

O presente trabalho refere-se aos tipos de unidades ou estabelecimentos de saúde segundo normas vigentes do Ministério da Saúde, servindo como ponto de partida para os municípios, estados e Distrito Federal organizarem suas redes de serviços de saúde em função de suas realidades e especialidades, contribuindo, ao mesmo tempo, para uma uniformização da "linguagem" sobre os tipos de unidades.


1 TIPOS DE UNIDADE DE SAÚDE

Para organização de um sistema local de saúde, orientado pelos municípios, regionalizada e hierarquizada, a rede dever  contar com unidades de saúde distribuídas segundo os diferentes níveis de complexidade de serviços e de acordo com as realidades loco-regionais.

1.1 Posto de saúde

É uma unidade de saúde que presta assistência a uma população determinada, estimada em até 2.000 habitantes, utilizando técnicas apropriadas e esquemas padronizados de atendimento. Essa unidade não dispõe de profissionais de nível superior no seu quadro permanente, sendo a assistência prestada por profissionais de nível médio ou elementar , com apoio e supervisão dos centros de saúde de sua articulação.

Desenvolve comumente atividades voltadas para a orientação nas áreas de alimentação, nutrição, Materno-Infantil, tratamento de agravos simples, imunizações, educação para a saúde, fornecimento de medicamentos padronizados, colheita de material para exame de laboratório, vigilância epidemiológica e ações de saneamento elementar relacionadas com a  água, destino adequado dos dejetos e lixo. Eventualmente, poder  ser incluída consulta médica, por médico generalista, com periodicidade determinada de acordo com a necessidade.

As unidades básicas de saúde (UBS) são também conhecidas pela população como unidades de saúde, centros de saúde ou postos de saúde.

1.2 Centro de saúde

É a unidade destinada a prestar assistência à saúde a uma população determinada, contando com uma equipe de saúde interdisciplinar em caráter permanente, com médicos generalistas e/ou especialistas.

Sua complexidade e dimensões físicas variam em função das características da população a ser atendida, dos problemas de saúde a serem resolvidos e de acordo com seu tamanho e capacidade resolutiva. Pode ser agrupado em três tipos:

Tipo 1 – É concebido para atender agrupamentos populacionais entre 2.000 e 5.000 habitantes. As atividades desenvolvidas são as mesmas descritas para o posto de saúde, acrescidas da consulta médica permanente, exames de laboratório na sua estrutura física, situação em que dever  dispor de unidade laboratorial estrategicamente localizada.

Tipo 2 – É concebido para atender agrupamentos populacionais entre 5.000 e 15.000 habitantes. As atividades desenvolvidas nestes centros de saúde deverão contar com recursos de...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town