Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Importância do Direito no Desenvolvimento da Cidadania

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO-FACESF CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO SHEYLA MARIA LOPES DA COSTA A IMPORTÂNCIA DO DIREITO NO DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA – ASPECTOS TEÓRICOS E EXEMPLOS PRÁTICOS. BELÉM DO SÃO FRANCISCO JUNHO…


Publicidade



Publicidade

Assistencialismo e Assistência Social

Trabalho enviado por: Simone Marques

Data: 14/10/2007


Assistencialismo e Assistência Social

Faculdade de Serv. Social Santa Luzia
2007


O texto “Assistência – Assistencialismo: a busca da superação da questão” aborda a forma de assistência prestada pelo Estado, as dificuldades dos usuários que precisam dessa assistência e o papel do Assistente Social e suas limitações diante desse quadro.

Os Assistentes Sociais têm uma visão limitada em relação á prática de assistência em sua profissão, na realidade essa prática é vista como um favor revestido em auxílio financeiro ou em determinadas outras formas de ajuda, cuja finalidade é diminuir as questões socais emergenciais quer sejam particulares ou coletivas.

A ação assistencial passa a ser vista como uma forma de amor à sociedade e por esse motivo não se faz necessário à presença de um profissional, podendo ser praticada por qualquer pessoa que se compadeça com a questão social vivenciada por um indivíduo ou determinado grupo de pessoas.

Por outro lado a ação assistencial é vista pelos leigos somente através de seus resultados imediatos, não sendo levado em conta suas soluções de longo prazo.

Nos casos em que o Assistente Social está presente diretamente, ele traduz com fidelidade o papel de “cuidador” exercido pela ação assistencial praticada pelo Estado.

As ações assistenciais são reprimidas pois elas repetem a tutela e não conseguem acabar com o ciclo da pobreza, esse fato ocorre pois a assistência é voltada para a facilidade de manobra social, ficando assim entre a marginalização e a integração social.

Com a elevação das classes sociais o Assistente Social deveria voltar-se para a integração e a promoção da população, realizando assim u processo de desenvolvimento dando assim oportunidades iguais para toda a sociedade, com isso haveria uma diminuição nos índices de pobreza e os programas sócias passariam a atender a situações emergenciais, que poderiam ser melhores...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town