Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Serviço Social

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Antropologia e Serviço Social

Trabalho enviado por: josevaldo pereira cavalcante

Data: 21/08/2014

Antropologia e Serviço Social


UNOPAR
2009

 

 

 

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar a ciência antropológica, seu objeto de estudo e os conceitos fundamentais. Discutir a formação e o desenvolvimento do pensamento antropológico a partir das principais escolas teórico-metodológicas. Analisar a contribuição da antropologia para a compreensão da realidade brasileira. Estabelecer a relação entre antropologia e o serviço social.

 

Desenvolvimento

A antropologia é o estudo do Homem na sociedade, desde o tempo antigo até os dias atuais. O seu comportamento perante a sociedade e suas mudanças no decorrer da história. Num serviço social é preciso ter a visão do homem perante a sociedade atual. Isso ajuda no desempenho do seu trabalho além de entender alguns problemas que ocorrerão.

Baseado nesse conceito a antropologia é o elo, a corrente para que o profissional na área do Serviço social possa desempenhar bem o seu papel. Conhecer o homem na sua essência, respeitando sua individualidade é um trabalho complexo um desafio aos futuros Assistentes Sociais.

Os assistentes sociais se depararam com diversos grupos sociais, cujos interesses nem sempre irão corresponder aquilo que vocês irão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atitude profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científicos com as necessidades e interesses dos seus usuários.

As ramificações da Antropologia: Antropologia Pré-Histórica, Antropologia Física ou Biológica; Antropologia Social, Cultural e Etnologia. O desenvolvimento da Antropologia ao longo da história e as principais escolas antropológicas: Evolucionismo; Escola Sociológica Francesa; Difusionismo, Funcionalismo e Estrutural Funcionalismo; Culturalismo; Estruturalismo; Interpretativismo e Antropologia Crítica. O desenvolvimento da Antropologia no Brasil. A contribuição da...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town