Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Envelhecimento

Trabalho enviado por: Luanna Papaspyrou Ferreira

Data: 26/09/2006

ENVELHECIMENTO

Maio/ 2006


O envelhecimento possui uma dimensão existencial e se modifica com a relação do homem e o tempo com o mundo e sua própria história, revestindo-se não só de características biopsíquicas como também sociais e culturais.

A "velhice" seria a última fase da existência humana, sendo que o "envelhecimento" está atrelado às mudanças físicas, psicológicas e sociais. Logo, "amadurecer" e "maturidade" significam a sucessão de alterações ocorridas no organismo e a obtenção de papéis sociais. (Néri e Freire 2000, p. 13).

A maneira de pensar e agir é decisiva no processo de envelhecimento, que pode se dar ou não com alegria, tranqüilidade, amor e principalmente motivação. "Motivação" origina-se da palavra "motivo", tendo sentido de causa. O ser humano se torna motivado ou estimulado por meio de necessidades internas ou externas que podem ser de caráter fisiológico como a fome, o sono, a doença, a fadiga, ou psicológico como o desejo de agradar e ser aceito pelas pessoas.

A motivação não é um produto acabado, é antes um processo que se configura a cada momento no fluxo permanente da vida. É uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa. Ela nos é, absolutamente, intrínseca. As pessoas têm a capacidade de nos estimular, incentivar e provocar nossas motivações. Um dos principais teóricos do campo da motivação foi Abraham Maslow (KHALSA, 1997) que postulou sobre a idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional, segundo o qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em cinco níveis (necessidades fisiológicas, segurança, sociais, "status" ou de estima, auto-realização), numa hierarquia de importância e de influência, através de uma pirâmide, cuja base estão as necessidades fisiológicas e no topo as necessidades de auto-realização. As necessidades dos seres humanos obedeceriam a uma escala de valores progressivos a serem transpostos. (KHALSA, 1997).

As motivações e emoções constituídas ao longo da vida trazem aspectos psíquicos que influenciam parte da personalidade do ser, como os vínculos e os mecanismos de defesa. O termo vínculo "Alude a alguma forma de ligação entre as partes que estão unidas e inseparadas, embora claramente delimitadas entre si. Trata-se, portanto, de um estado mental que pode ser expresso por meio de distintos modelos e com variados vértices de abordagem". (ZIMERMAN, 2000, pág.124). Ainda, estes são elos de ligação intra, inter e transpessoais que sempre estão acompanhados de emoção e fantasias inconscientes.

O vínculo está sempre acompanhado de um estado emocional e de algum grau de fantasia inconsciente. Estes...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town