Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Condicionamento Respondente, Operante e Esquemas de Reforço

Trabalho enviado por: Axel Melo

Data: 22/04/2003

Condicionamento Respondente, Operante e Esquemas de Reforço.


1. Condicionamento Pavloviano ou Respondente

O condicionamento Pavloviano também chamado de respondente ou clássico é ligado às respostas automáticas, de herança genética, involuntária à vontade consciente do sujeito. Ivan Petrovich Pavlov, fisiologista russo, é o responsável pelas descobertas desse condicionamento. Estudando o comportamento de cães, ele descobriu a relação entre a presença da pessoa que alimentava e a salivação produzida. Para minimizar fatores irrelevantes, que poderiam tirar a objetividade dos experimentos, Pavlov criou um laboratório experimental adequado, além de ficar conhecido pelas incisões que fazia nos animais para melhorar os resultados obtidos.

Respondentes

Os respondentes são eventos desencadeados por eventos que imediatamente o antecedem. O evento que provoca o respondente é denominado de estimulo eliciador. Por exemplo, a luz forte (estímulo eliciador) faz as pupilas se contraírem (comportamento respondente). Os respondentes são os movimentos musculares, as reações emocionais imediatas e outras respostas controladas pelo sistema nervoso autônomo (respiração, digestão, etc). Caracterizam-se por: surgir involuntariamente, controlados pelos eventos que precedem e não são aprendidos (universais).

Condicionamento Respondente

O condicionamento operante consiste na transferência de um respondente para uma outra situação. A visão de um raio lembra o estremecimento de um trovão, por exemplo. Para ocorrer a transferência, quatro elementos estão envolvidos: estímulo incondicionado (EI), resposta incondicionada (RI), estimulo neutro (EM) e a resposta condicionada (RC) mais o estimulo condicionado (EC).

O estimulo incondicionado é o eliciador que provoca o respondente. A resposta incondicionada é a ação do respondente ocorrida automaticamente. No estímulo neutro temos qualquer evento a ser emparelhado ao estimulo incondicionado. Finalmente, a resposta condicionada é a ação ocorrida durante o processo de associação entre uma resposta incondicionada e um estímulo neutro. Após o condicionamento, o mesmo se chamará estímulo condicionado. Veja o exemplo:


A salivação do cão ocorre sempre que ele ouve a campainha

Situação A

Alimento(Estimulo Incondicionado) --->> Salivação(Resposta Incondicionada)


Situação B

Campainha (Estímulo Neutro)--->> ???


Situação C – durante o condicionamento

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town