Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

TCC: Registro Reflexivo

Trabalho enviado por: Dacilene Silva

Data: 06/05/2010

TCC: Registro Reflexivo

UNESCO
2009

 

 

 

SUMÁRIO:

1. APRESENTAÇÃO
2. MEMORIAL
3. CAPITULO I: REALIDADE BRASILEIRA
3.1. Nas Trilhas da Aprendizagem
3.2. Bases Pedagógicas do trabalho Escolar
3.3. Educação e Língua materna
3.4. Educação e Sociedade numa Perspectiva Sociológica
3.5. Educação e Língua Matemática
3.6. Aprendizagem, tecnologia e Educação à Distância.
4.CAPITULOII:CULTURAECONTEXTOSOCIAL
4.1. Educação e Ciências Sociais
4.2. Filosofia e Práxis Pedagógica
4.3. Fundamentos da Educação da Criança
4.4. Educação, arte e movimento.
4.5. Educação de jovens e adultos
4.6. Educação e Língua Matemática
5. CAPITULO III: EDUCAÇÃO E TRABALHO
5.1. Avaliação na Escola
5.2. A psicologia da Educação
5.3. Língua Portuguesa
5.4. Educação Inclusiva
5.5. Desenvolvimento e Aprendizagem
6. CAPITULO IV: ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
6.1. Organização da Educação Brasileira
6.2. Fundamentos da Educação Brasileira
6.3. Matemática e Cultura: Decimais e Sistemas Monetários
6.4. Educação Arte e Movimento
6.5. Educação e Ciências Físicas e Biológicas
7. CAPITULO V: CURRICULO E DIVERSIDADE CULTURAL
7.1. Currículo e Diversidade Cultural
7.2. Educação e Ciências Sociais
7.3. Educação e Linguagem Materna
7.4. Educação e Desenvolvimento Sustentável
7.5. Educação Arte e Movimento
8. CAPITULO VI: TRABALHO DOCENTE E DISCENTE: UMA RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO.
8.1. Educação e Linguagem Matemática
8.2. Identidade, Sujeito e Fatos Histórico.
8.3 Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar
8.4 Educação e Língua Materna 4
8.5 Planejamento e Gestão Escolar.
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
11. BIBLIOGRAFICAS

 

1. APRESENTAÇÃO

O curso de Pedagogia a distancia é um curso oferecido para professores, que tenha cursado magistério, e que estejam exercendo função, o curso objetiva a formação do pedagogo para o exercício da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além de preparar para o campo da ação pedagógica de planejamento, coordenação e gestão educacional de espaços educativo formal e não formal.

A grade curricular do curso de pedagogia a distancia engloba um conjunto de disciplina afim para proporcionar a nós pedagogo um processo que privilegie articulação teoria e prática, a sólida formação teórica e interdisciplinar, o compromisso com a educação publica, gratuita e de qualidade para a população e o contato com práticas e experiências inovadoras.

No processo de mudanças, nós trabalhadores da educação temos a oportunidade de conviver com,varias diferenças que exige uma compreensão mais ampla de conhecimentos, A verdadeira concepção dessa nossa árdua formação é a de continuidade e serviço, buscando cada vez mais durante nossa formação, melhores resultados, e sempre estamos focalizando a educação em primeiro lugar.

 

2. MEMORIAL

Um pouco de muito.

Meu trajeto escolar, foi trilhado por caminhos longos e de difícil acesso nascida de uma família de 08 irmão, de classe media baixa, zona rural, desde muito cedo já trabalhava pelo sustento da família juntamente com meus irmãos, não deixando os estudos de lado meus pais sempre foram muito preocupados com o nosso futuro acadêmico, já que os mesmos desconhecia por falta de oportunidade.

Iniciei minha vida acadêmica com sete anos de idade nas escolas das proximidades locais da zona rural, conclui a quarta série atual quinto ano repeti, mais um ano por motivo de não morar na cidade, no ano seguinte mudamos eu e meus irmãos mais velhos para a cidade onde iríamos estudar, conclui com muita luta e necessidade o ensino fundamental e médio, daí meus pais se separaram, minha mãe veio morar conosco abandonaram a vida do campo e foram cada um para um lado diferente e de onde tirávamos o sustento, não existia mais, e os desafios aumentaram, pois todos tínhamos que trabalhar para manter os estudos e etc., mas nunca desistir de estudar, com quase todas as aulas assistidas eu dormia a metade, com ajuda de um e de outro consegui concluir o segundo grau que foi magistério um sonho de criança realizado, consegui meu primeiro estágio em escola particular, lá eu cresci e apareci fui convidada a trabalhar em uma escola municipal pelo reconhecimento de meu trabalho e a responsabilidade, más ainda não tinha terminado meu sonho que era ter um contrato permanente e ter cursado a universidade e pós, e mestrado e, etc.

Más nem tudo é tão bom para sempre, casei e abandonei a profissão pois o cônjuge não permitia o estudo, apaixonada desistir de meus sonhos, más Deus estava comigo e toda minha história não iria terminar assim,separei, agora separada, desempregada e com uma filha de um ano e seis meses,com muita luta voltei para sala de aula alfabetização de jovens e adultos salário 120 reais trabalhei fui reconhecida fiz o vestibular da UNB e hoje estou realizando ou a alguns passos para realizar mais um sonho ser universitária, e na área que amo pedagogia, casei com quem me apóia me entende e me deu um filho lindo, agora estou esperando realizar mais um sonho ser concursada e contratada.

Deus estar preparando como sempre preparou tudo pra mim na hora certa.

Meu muito obrigada.

 

3. CAPITULO I: REALIDADE BRASILEIRA

Qualquer grupo social humano elabora e constitui um universo completo de conhecimentos compartilham problemas

O eixo transversal retrata bem a educação que existia no Brasil colônia e a educação necessária e hoje são realidades bem distantes e distintas.

Este modulo tem por finalidade possibilitar aos acadêmicos trilhas os desafios da educação nos levando a refletir sobre a realidade escolar brasileira.

 

3.1. Nas Trilhas da Aprendizagem

Visando um melhor conhecimento para minha área, que é alfabetizar tive uma oportunidade melhor de conhecer caminhos como o fascículo nas trilhas da aprendizagem. Que inicia muito bem dizendo que ninguém vive sem aprender, ou melhor, sem aprendizagem não seriamos capazes de existir. Tendo a educação como novo elemento visando a possibilidade de mudança de desenvolvimento daí teremos mais conquistas. Pois vemos que o mundo de hoje falar é defender seus direitos e vivemos numa educação democrática.

O fascículo nas trilhas da aprendizagem veio trazendo um verdadeiro resumo do que teremos pela frente, recheado de informações onde cada cursista poderá se preparar e começando desde já a mudar o seu comportamento profissional com novas práticas.

Dos vários desafios nele proposto um deles que mais despertou minha atenção foi para o verdadeiro significados do curso para o aluno e que no final o aluno seja capaz de:

• Aplicar e usar o que aprendeu em situações rápidas e reais da vida;
• Desenvolver um senso profundo de curiosidade;
• Se orgulhar do que tem feito e ter sucesso em qualquer disciplina ou linha de trabalho que escolher;
• Ser um solucionador criativo de problemas;
• Entender e ser capaz de usar princípios do curso que fez;
• Permanecer uma pessoa positiva, a despeito dos obstáculos e desafios da vida e trabalho;
• Ser mentor de outros; Continuar a crescer como um pensador crítico;
• Valorizar o aperfeiçoamento contínuo.

Vendo que nada disto é impossível posso começar acreditando em mim mesmo.

Possso concluir dizendo que eu acredito no que faço, pois ninguém se empenha ou se motiva por algo em que não acredita.

Nos e lutamos muito e por muita coisa, por nossa sobrevivência, pela ética, pela igualdade, pela solidariedade, por uma sociedade mais justa, sobretudo, para realizarmos um trabalho pedagógico que propicie educação publica de qualidade.

O fascículo bases pedagógica do trabalho escola rmostra muito bem essa luta que nós educadores enfrentamos é uma luta incansável, onde muitas vezes as escolas estão à margem do capitalismo podemos ver também neste fascículo os aspectos a organização do trabalho escolar segundo a lei das diretrizes e base (LDB). Que reforça esse entendimento.

Segundo Carvalho (1997, p.24) “a idéia de igualdade de oportunidade de acesso é consensual no Brasil e no mundo. Portanto o trabalho pedagógico deve ser organizado de forma a assegurar que todos os alunos permaneçam na escola e aprendam o fundamental para prosseguimento dos estudos”.

Educação e língua materna

Mas não é apenas ensinar como vimos em Educação e língua materna temos que respeitar as várias línguas faladas, pois quando usamos a língua para nos comunicar, também estamos construindo e reforçando os papeis sociais próprios de cada domínio.

Podemos perceber que o fascículo de educação e sociedade em uma perspectiva sociológica vimos duas grandes tendência teórica nas quais encaixam as diferentes proposições explicativas sobre a realidade, que explicam a sociedade no campo da educação mas há muitas vertentes que organizam o processo pedagógico de modo especial e avaliação da aprendizagem, como as noções de bem e mal, verdadeiro e falso certo e errado. Durkheim afirma que a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que ainda não se encontrem preparadas para a vida social;

Educação e linguagem matemática

Com tantas complexidades más sempre há uma maneira de encontrar um bom caminho para ensinar algo, por exemplo, no fascículo de Educação e linguagem matemática que nos ensina que como profissionais e seres humanos, é fazer da matemática mais um espaço de alegria, de realizações, de descoberta do potencial de aprendizagem e transforma-la em um meio de que nos proporcione ver o mundo como uma obra em permanente construção. Posso dizer que bons professores são eternos exploradores. E conhecer o método de aprendizagem da matemática é uma condição...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town