Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: História da Fotografia

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA   Imagem e Cognição Desde os primórdios da humanidade a imagem vem sendo utilizada como meio de expressão da realidade, como temos relatos científicos das pinturas rupestres ainda em tempos pré-históricos. No entanto, sua evolução foi bem…


Publicidade



Publicidade

Relatório de Estágio/ Observação na Educação Infantill

Trabalho enviado por: Zelair Olézia dos santos

Data: 08/07/2005

Relatório de Estágio/ Observação - na Educação Infantil


O estágio realizado na Unidade de Educação Infantil Jardim Primaveras, pertencente à rede municipal de ensino, foi muito importante para mim, já que minha experiência na área formal da educação, principalmente com crianças de faixa etária inferior a 6 anos é bastante restrita.

Meu Estágio Supervisionado, teve como escola campo a Unidade Municipal de Educação Infantil Jardim Primaveras, situada à avenida das Sibipirunas, 5701, bairro Jardim Primaveras, no município de Sinop/MT.

No período de 17/05 à 10/06/2005, estive acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades, realizadas na Pré-Escola I, composta por 27 alunos com idade entre 4 e 5 anos, no período matutino, na referida escola, pautando-me no critério da Observação Participante que segundo: Minayo (1994, p.59), requer:

"o contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos, estabelece uma relação face a face com os observados, permite captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas; transmitem o que há de mais imponderável e evasivo na vida real".

Ainda, segundo Chizzotty (2003, p.90) "a observação participante ou direta é obtida por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista".

Na data e horário previsto para início do estágio, apresentei-me a Coordenadora da Unidade de Educação Básica Jardim Primaveras, onde fui bem recebida.

Em seguida, a coordenadora, apresentou-me a professora regente da turma, que me apresentou aos alunos, e, os apresentou a mim. Com bastante receptividade, os alunos e a professora cantaram, dando-me as boas vindas.

A Unidade de Educação Básica Jardim Primaveras, pauta-se em uma Filosofia sócio-interacionista, embasada em Vygotsky, onde "o desenvolvimento do sujeito ocorre a partir das interações com o meio social em que vive, já que as formas mais complexas emergem da vida social e o psiquismo humano é sempre mediado pelo outro. Ao internalizar as experiências fornecidas pela cultura, a criança reconstrói individualmente os modos de ação realizadas externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais" (segundo seu Plano Político Pedagógico - PPP) e apresenta como grade para a Pré-Escola I, os seguintes critérios e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town