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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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Projeto de Orientação Sexual nas Escolas

Trabalho enviado por: Renata Rocha Castro

Data: 22/04/2003

Educação Sexual


Introdução:

A educação sexual se relaciona diretamente com a saúde e por isso é necessário estar dentro do currículo escolar, sendo garantia de uma futura geração saudável.

A sexualidade, de uma forma ou de outra, é abordada antes de tudo dentro da própria família da criança, por meio dos valores e crenças de cada grupo ou camada social.

A Orientação Sexual na escola não pretende substituir o papel da família, mas complementá-lo. Para que alcance seus objetivos, necessita de planejamento e intervenção dos educadores.

Os diferentes temas da sexualidade devem ser abordados dentro do limite da ação pedagógica, sem invadir a intimidade nem interferir no comportamento do aluno. Esses temas serão discutidos com todo o grupo. Apenas as crianças que necessitam de uma atenção especial devem ser atendidas separadamente pelo professor ou orientador da escola.

A escola deve questionar os diferentes tabus, crenças preconceitos existentes sobre o assunto. Na discurssão sobre virgindade, por exemplo, deve ser abordados todos os aspectos e opiniões sobre o tema, seus significados para meninos e meninas, sua importância nas diferentes culturas, épocas e grupos sociais. Após a discurssão. O aluno terá condições de tirar suas próprias conclusões sobre o tema.

A Orientação Sexual na escola deve, portanto, abordar todas as repercussões do tema transmitidas pela família, pela mídia e pela sociedade, dando à criança as informações de que necessita para formar a sua própria opinião sobre os temas relativos à sexualidade.

As experiências bem-sucedidas com Orientação Sexual nas escolas mostraram um aumento do rendimento escolar, provocado pelo alívio das tensões motivadas pelas dúvidas relativas à sexualidade, bem como maior solidariedade e respeito entre os alunos.

Projeto => A Orientação Sexual nas Escolas

O principal objetivo deste projeto de Orientação Sexual é permitir que os alunos possam desenvolver sua sexualidade com prazer e responsabilidade ( de acordo com a faixa etária) este tema envolve o respeito ao próximo e visa garantir direitos básicos como a saúde, a informação e o conhecimento.

A abordagem da sexualidade na educação deve ser feita de forma direta, flexível e sistemática. Deve permitir o questionamento e a reflexão que muitas vezes prejudicam o pleno desenvolvimento individual. Neste projeto criado na escola a sexualidade não deve ser abordada apenas sob o ponto de vista biológico, mas também pelos aspectos sociais, políticos, psicológicos e econômicos. Como os temas relativos a educação sexual estão muito ligados ainda a preconceitos, tabus e valores específicos para que o nosso projeto de educação sexual produza bons resultados é necessário abrir espaço para que essas crenças e valores específicos se manifestem. Por meio do diálogo, da discurssão e da reflexão, aí esses valores serão questionados e reavaliados.

No nosso projeto existem duas maneiras de tratar a Orientação a Sexual: dentro dos conteúdos normais do currículo escolar ou como atividade extra.

O porque de se criar o projeto?????

Não se pode ignorar, porém, que as crianças e os adolescentes recebem influências da televisão, dos livros , da escola e dos amigos. A televisão principalmente, exibe filmes, novelas, despertando a curiosidade das crianças. As campanhas de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a aids, embora dirigidas ao público adulto, também são vistas pela criança, que não compreendem muito bem seu conteúdo, o que as leva a formar conceitos errôneos e fantasiosos sobre a sexualidade, também são vistas pelas crianças,

A sexualidade precoce poderia ser uma conquista comportamental das novas gerações. Más ao invés disso, está se tornando um transtorno, com a gravidez indesejada, que acaba levando ao aborto improvisado, a banalização do afeto e suas conseqüentes implicações emocionais.

Assustados, pais e educadores desconversam, disfarçam. A escola se acomodou em ultrapassados conteúdos de orientação sexual muitos professores trazem para a sala de aula as angustias que enfrentam em casa, com seus próprios filhos.

O sexo é uma fonte de prazer, principalmente quando advém do amor. Pode ser o que de mais divino o ser humano carrega em seu corpo. A hipocrisia, o moralismo e o medo costumam ser os maiores carrascos da sexualidade sadia e libertária. A omissão, é o principal alimento de sua ignorância, não adianta fazer de conta que não se vê.

A mídia toda hora fala para nos prevenirmos e, ao mesmo tempo estimula a falta de prevenção.

Não somente os pais, mas as escolas também devem deixar o moralismo de lado e discutir o assunto profundamente pois não adianta fazer vista grossa, pois o sexo...

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