Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Pedagogia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Origem da Ontologia: Parmênides e Aristóteles

Trabalho enviado por: Silvana Rodrigues Bueno

Data: 22/04/2003

A cosmologia buscava a explicação para a mudança das coisas para a passagem de uma algo para outro modo, dia vira noite, multiplicidade, mudança, oposição entre eles.

Parmênides tornou a cosmologia impossível ao afirmar que o pensamento verdadeiro exige identidade e não a transformação ou mudança. O ser é único, a verdade não admite pluralidade, a lógica, o mundo sensível é ilusório, o real são as idéias, onde a Filosofia via da verdade nega as aparências. O ser não pode ser múltiplo (Escola Aleata).

O SER é eterno sem começo e sem fim (idéias) se o SER mudasse tornar-se-ia um NÃO SER e desapareceria, o ser imutável é uma ilusão de nossos sentidos, perceber é contemplar a realidade, O SER (idêntica a si mesmo).
Aparências são ilusões dos sentidos, mudanças, nascer, crescer, morrer. Ao abandonar as aparências a Filosofia passou da cosmologia a ontologia (ontologia, filosofia primeira).

Platão e o mundo das essências, onde a matéria é imperfeita e não consegue manter sua identidade, ela é contraditória e só podemos com isso ter opiniões contrárias.

A Filosofia deve se ocupar com o mundo verdadeiro invisível ao sentido e visível apenas ao puro pensamento.

A diferença da ontologia de Parmênides e Platão está no fato de que Parmênides afirma que o mundo sensível das aparências, ou seja, o NÃO SER não existe, não tem realidade alguma, é nada, ao passo que para Platão o NÃO SER pose ser explicado como consistir em uma sombra do SER VERDADEIRO, é o diferente do ser, nos causa erros, é falso, é uma ilusão.

Parmênides paralisava a Filosofia, e Platão quebrou essa unicidade dividindo o mundo em duas partes, (ontologia platônica).O mundo sensível, de mudanças, sombras, pseudo-ser, não ser.

O mundo inteligível, permanente, intelecto, puro sem interferências, mundo das essências, idéia existe é uma essência ,idêntica, eterna, imutável, conjunto de qualidades, predicados verdadeiros.

As coisas sensíveis são imagens das...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town