Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Letras

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Neologia e Neologismos

Trabalho enviado por: Renata Marin Perez

Data: 05/09/2005

NEOLOGIA E NEOLOGISMOS


A comunicação a ser apresentada tem como referência o léxico, visto como parte viva da língua. Ele está em constante movimento, incorporando palavras novas e registrando novos significados, mas também constatando que outras deixam de ser usadas e, com isso, são esquecidas pelo falante. De modo a atender às transformações socioeconômicas e culturais a língua se vale da criação de novos termos ou de novos significados para termos já existentes. Esse fenômeno recebe o nome de neologia, processo de criação lexical cujo produto é o neologismo.

Define-se Neologismo como toda palavra ou expressão de criação recente. As palavras cinema e moto, por exemplo, surgiram como neologismos por constituírem um encurtamento das palavras cinematógrafo e motocicleta, respectivamente. Também se considera neologismo uma nova acepção atribuída a uma palavra já existente no léxico. Nesse caso, um bom exemplo disso são as palavras gato, no sentido de "ligação clandestina de eletricidade", e laranja, designando "falso proprietário".

O importante é notarmos que nos neologismos encontramos o verdadeiro retrato da sociedade de uma determinada época. Neles estão presentes novidades no que diz respeito à economia, à política, aos esportes, à arte, à tecnologia, à faixa etária.

Existem algumas opiniões diferentes e divergentes sobre os Neologismos. Na medida que os Gramáticos, estudiosos da Norma Culta defendem a "pureza" da língua, os estudiosos da Ciência da Linguagem, os Lingüistas, expõem seu contraponto ao argumentar a respeito do dinamismo da língua, e da sua necessidade de se transformar.

Para Nelly Carvalho, quando se fala em neologismo, temos sempre como referência conceitos como mudança, evolução, novidade, novo, criação, surgimento, inovação. "Além de testemunhar a criatividade e a imaginação fértil de seus falantes, os neologismos têm profunda ligação com as manifestações do mundo exterior e as mais diversas áreas de conhecimento, e a maneira mais simples e econômica de surgimento de uma palavra não é através de construção e sim de mudança de sentido".

Para Maria Aparecida Barbosa, o estudo da renovação lexical é muito importante na medida em que mostra de maneira clara as transformações pelas quais o sistema de valores compartilhados por um grupo passa. A partir do momento em que o neologismo é criado, ele só passa a ter esse estatuto, se for usado generalizadamente a ponto de ser um vocábulo disponível para pelo menos um grupo de indivíduos e se, depois, começa a ser empregado,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town