Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Letras

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Monografia: A Importância da Família na Escola

Trabalho enviado por: Eliezer de Jesus Vieira

Data: 25/09/2009

Monografia: A Importância da Família na Escola

Faculdades Integradas Módulo
2004

 

 

 

Resumo

Essa pesquisa foi baseada em estudos sobre a importância da família na escola. A obra está dividida em três capítulos; o primeiro: Histórico da Família, apresenta a origem e o conceito de família, sua evolução e espécies; o segundo: A participação dos pais na escola, esclarece como efetivamente ocorre esta participação, abordando todos os instrumentos oficiais que são utilizados com este objetivo (MEC, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres, etc); o terceiro: O trabalho com as famílias, tem por objetivo fornecer estratégias e medidas visando integrar a família na escola, enfatizando a forma como deve ser executado o trabalho de integração. Todos os capítulos apresentam formas de integração que têm por objetivo proporcionar abertura para que os pais se tornem atuantes dentro da escola.

Sendo assim, a obra conclui que a família é pilar mestre do processo de aprendizagem que em ação conjunta com a escola leva o educando a superar seus problemas e ter sucesso em sua formação. Esta obra apresenta as inovações trazidas pela Constituição Federal brasileira de 1988 que garante, entre outros, o direito a uma educação com qualidade.

 

Sumário

Introdução
1. Histórico da família
2. A Participação dos Pais na Escola
3. O Trabalho com as Famílias
Conclusão
Referências Bibliográficas



Introdução

Este trabalho é o resultado de leitura e pesquisa que ampliam o caminho que leva a interação escola – família.

Muito oportuna e feliz foi á escolha do tema “A importância da família na escola” pois, não se é cidadão, na plenitude desta palavra, sem um mínimo de consciência. E, a escola, somente atingirá seu objetivo de educar, conhecendo a vida e os problemas de seus alunos. O aprendizado depende do conhecimento da vida de cada um para que possa ser adequado a cada realidade. Por isso, a escolha deste tema favorece e complementa o trabalho realizado na escola com as crianças, na medida que possibilita conhecer a comunidade, seus contextos de vida, os costumes e valores culturais de suas famílias, e as diferenças ou semelhanças existentes entre elas.

Temos, assim, uma obra redigida em linguagem simples desenvolvida em 03 capítulos: Capítulo 1 – Histórico da família – relata a evolução de seu conceito, suas espécies, o tratamento dado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, etc; Capítulo 2 – A participação dos pais na escola – traz sugestões, estratégias, medidas e mecanismos atuais que visam à participação da família na escola, apresenta determinações do MEC, funcionamento participativo do Conselho de Escola e APM; Capítulo 3 – O trabalho com as famílias – descreve como deve ser desenvolvido o trabalho com as famílias, abrange aquilo que deve e aquilo que não deve ser aplicado para alcançar qualidade de ensino, oferecendo também sugestões e estratégias para o desenvolvimento do trabalho com as famílias.

A escola precisa proporcionar caminhos para que flua o processo de aprendizagem, o acompanhamento da família somente nos deveres de casa, é coisa do passado, o intercâmbio escola – família atual exige uma maior integração participativa da família na escola, resultando num melhor conhecimento das crianças e, portanto numa maior qualidade para o trabalho pedagógico.

Sendo assim, o conhecimento, o relacionamento franco e a participação das famílias das crianças na vida da escola são componentes fundamentais para uma educação democrática.

Como diz o psiquiatra Içami Tiba: “A família é o melhor meio para se criar um cidadão”.

Deste modo, a escola e a família são os parceiros ideais para o processo educativo.

 

1. Histórico da Família

De acordo com Ubirajara Nascimento o conceito histórico da família vem desde o homem primitivo, onde os indivíduos eram obrigados a se agruparem para se esconder do frio, dos inimigos predadores e para procriar o grupo. Quando a união entre estes indivíduos foi aumentando, foram se dividindo os núcleos por raças e línguas. Foi daí que surgiu a família, das necessidades básicas de sobrevivência, que se originou de um fenômeno biológico de conservação e procriação, depois transforma -se em fenômeno social.

Com o passar do tempo a sobrevivência começa a ter sua modificação, não bastava você ser importante só na sua família, mas sim na sua comunidade, na sociedade, é uma questão de identidade.

No Brasil a família vem passando por muitas mudanças, no período colonial a família era tradicional, o marido detinha todo o poder e todos os direitos, a mulher era totalmente submissa ao homem, os filhos ao nascerem dificilmente experimentavam o sabor do aconchego e da proteção materna, pois eram cuidados e amamentados pelas mães de leite.

Com a industrialização ocorreram várias mudanças, a família sofreu considerável evolução. Nos últimos anos houveram muitas mudanças no plano sócio...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town