Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Resumo do livro: O Que é Comunicação

Trabalho enviado por: Maria Marcos de Ramos Muza

Data: 22/04/2003

O Que é Comunicação

 

I. O meio ambiente social da comunicação

Partindo do pressuposto de que o meio é a mensagem, fica fácil identificar um ambiente social da comunicação. Toda forma de interação requer um ambiente, pois a comunicação está presente em tudo através de um complexo sistema de normas e códigos que disciplinam. Existe ambiente estruturado; não estruturado; macroambiente, ou seja, cada sociedade tem a comunicação que consegue atingir.

I.I Comunicação e socialização

A comunicação é uma necessidade básica do homem social, ela é o canal pelo qual os padrões de vida, de cultura são transmitidos, onde se aprende a ser "membro" de uma determinada sociedade, por exemplo: família, amigos, escola, trabalho etc... É infinita as vezes que nos comunicamos no decorrer de um dia.

I.II Os meios em nossas vidas

Acredito que o autor neste capítulo foi redundante, ele apoiou-se em "padrões globais" e deixou de lado exemplos importantes para tratar dos meios de comunicação em nossas vidas, pois a comunicação não é só mass media.

Todos os meios de comunicação tendem a formar um certo padrão, isso se deve ao fenômeno de que "nada se cria tudo se copia", mercadologicamente dizendo – concorrência; entretanto existe um emissor, um receptor, um canal, uma mensagem e um contexto e é baseado nisso e em contratos comerciais que campanhas publicitárias ditam a cultura e, que o jornalismo transmite o que é de interesse da direita.

 

II. Do grunhido ao satélite

Mudamos do analógico para o digital e, com isso a evolução da comunicação deu-se de várias formas, por exemplo: a associação inicial entre um signo e um objeto, onde são inventados meios que vencem o tempo e a distância, ramificando-se em sistemas e instituições até cobrir o mundo.

Dessa forma os homens aprenderam a distinguir modos diversos de usar a linguagem, o indicativo, declarativo, interrogativo, imperativo traduzindo as diferentes intenções dos interlocutores. A história mostra é que os homens encontraram a forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação, fazendo nascer o signo.

II.I Vencer o tempo e a distância

Supõe-se que a primeira forma organizada de comunicação humana foi à linguagem oral, que se apresenta às vezes, acompanhada pela linguagem gestual. Houve uma evolução considerável da forma de se expressar, a linguagem escrita partiu dos pictogramas, depois para a ideográfica, fonográfica chegando até os alfabetos.

Apesar de existirem alfabetos, por muitos séculos a cultura transmitiu-se oralmente, por meio da linguagem falada e, visualmente, por meio das imagens.

II.II Os meios de comunicação

...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town