Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Publicidade

Os Impactos da Globalização no Meio Mabiente

Trabalho enviado por: George Frank Ferreira da Silveira Filho

Data: 12/07/2003

Os Impactos da Globalização no Meio Ambiente


APRESENTAÇÃO

O trabalho começa por apontar as semelhanças e diferenças entre o atual processo de globalização do século XXI, estudados por diversos autores. Discute brevemente as objeções críticas da economia ecológica ao que se considera uma excessiva integração financeira e comercial entre as nações. Assinala também, por um lado, os impactos sócios-ambientais apontados como causados pela globalização; por outro lado, chama a atenção para os desafios que a globalização impõem para a sustentabilidade do planeta.


INTRODUÇÃO

A terra tornou-se globalizada, modificando o modo de vida da humanidade. A nação e o indivíduo têm sido substituídos pela sociedade global. A terminologia globalização tem sido utilizada significando a transnacionalização das relações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorrem no planeta.

A descoberta de que a terra se tornou mundo, de que o globo não é mais apenas uma figura astronômica, e sim o território no qual todos encontram-se relacionados e atrelados, diferenciados e antagônicos - essa descoberta surpreende, encanta e atemoriza.

Apesar de a globalização ser normalmente associada a processos econômicos, seus efeitos surgem, também, na esfera social, como a universalização da cultura mundial e as questões concernentes à totalidade do planeta - como o meio ambiente, por exemplo.

IANNI (2000 p. 13).

 

A globalização implica uma nova configuração espacial da economia mundial, como resultado geral de velhos e novos elementos de internacionalização e integração. Mas se expressa não somente em termos de maiores laços e interações internacionais, como também na difusão de padrões transnacionais de organização econômica e social, consumo, vida ou pensamento, que resultam no jogo das pressões competitivas do mercado, das experiências políticas ou administrativas, da amplitude das comunicações ou da similitude de situações e problemas impostos pelas novas condições internacionais de produção e intercâmbio.
Desta forma, o começo da globalização é o processo de internacionalização da economia, ou seja, um crescimento do comércio e do investimento internacional, ampliando as bases do capitalismo e unindo os povos, mundialmente, para a produção e a proteção das condições de existência.

VIEIRA (1997 p. 72).


...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade