Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Tubos e conexões

Tubos e conexões Unoesc 2009 Sumário Introdução 1 Tubulações 2.1 Tubos de PVC 2.2 Tubos de Aço Carbono 2.4 Tubos de Cobre 2.5 Tudo de Polietileno (PE) 2.6 Tubos e Conexões de Ferro Fundido 2.7 Tubos de Concreto. 2.8 Tubos…


Publicidade



Publicidade

Influência da Revolução Industrial na Comunicação

Trabalho enviado por: Jonice Nunes

Data: 22/04/2003

A Influência da Revolução Industrial na Comunicação

Várzea Grande

Abril de 2002

 

INTRODUÇÃO

Ficou o século XIX conhecido na História como o século da Revolução Industrial; o século XX é, indubitavelmente, o século da Revolução da Informação, da revolução das tecnologias de informação e comunicação, quiçá mais profunda e poderosa que a primeira!

As tecnologias de informação e comunicação (ICTs) têm permitido a difusão do saber e a partilha da informação, experiências e recursos com uma velocidade nunca antes vista. E a experiência mostra que o acesso e o uso efectivos destas tecnologias são factores determinantes para o desenvolvimento económico e social de indivíduos, comunidades e nações, e para o aumento da sua relevância e capacidade competitiva na vida e economia mundiais.

O advento e crescimento exponencial da Internet — hoje a maior rede de comunicação electrônica no mundo — sintetiza e epitomiza a realidade da Sociedade Global de Informação, em que a troca de ideias e as trocas comerciais se processam em tempo real, ultrapassando fronteiras físicas entre países e outro tipo de barreiras.

Infelizmente, o que se tornou a principal característica da vida moderna em praticamente todo o mundo mal se sente em Moçambique e na maioria dos países africanos, que continuam a ter as mais baixas teledensidades, com o menor número de computadores, com os mais baixos números de utilizadores de Internet, sonegando aos cidadãos o que, em outros pontos do globo, é acessível ao toque de uma tecla ou ao clique de um "rato"! Para o país ser competitivo, há que alterar profundamente esta situação.

"O nosso quotidiano de hoje ‘é profundamente diferente da vida do dia - a - dia da maioria das pessoas na história humana anterior. É extensiva devido ao fato de sermos os primeiros seres humanos que vivem numa sociedade global, na qual existe um conjunto de interconexões articulando as íntimas texturas da vida do dia - a - dia com transformações operando a uma escala verdadeiramente mundial’."

A Internet é uma rede internacional de informação, um conglomerado de computadores e redes possíveis de serem alcançados através de endereços eletrônicos, essa é a explicação de Christian Crumlish

"A Internet é a maior rede mundial de computadores existente na atualidade. São redes eletrônicas de computadores (que) proporcionam a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Elas interconectam pessoas para os mais variados fins e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barreiras como distância, fronteiras, fuso horário, etc."

Essa nova forma de comunicação foi criada pelos Estados Unidos na época da Guerra Fria (após 1945) para dificultar o acesso dos "inimigos" às informações confidenciais. O projeto queria montar uma rede de computadores que estivessem ligados a vários computadores simultaneamente, sem haver uma central.

"O embrião da Internet surgiu de uma pequena rede experimental de computadores criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (Arpa) do Departamento de Defesa dos EUA, para permitir a partilha de recursos computacionais, tais como bancos de dados, computadores de alto desempenho e dispositivos gráficos, entre os pesquisadores e fornecedores contratados pelo Departamento. Logo ela passou a ser usada também como meio de cooperação entre os participantes do projeto, possibilitando o uso de correio eletrônico, dentre outros serviços. Em 1980, essa rede experimental foi dividida em outras duas: a Arpanet, para pesquisa civil com fins militares, e a Milnet, com fins exclusivamente militares. A interligação dessas redes foi chamada de Defense Advanced Research Projects Agency Internetwork, nome que foi abreviado posteriormente para Internet."

Foi o começo da Revolução tecnológica, " uma revolução (...) concentrada nas tecnologias da informação (que) está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado".

A rapidez de inovações, de possibilidades para adquirir novas tecnologias e informações é a marca registrada da época em que vivemos. As descobertas são difundidas por todo o mundo em questão de horas, e em pouco tempo, máquinas novas, tecnologia avançada está a disposição de qualquer um que possa comprá-la.

Essa rapidez afeta a sociedade, costumes e transforma a vida das pessoas. Antes, havia a demora para comunicação, para adquirir-se conhecimento, para se conhecer o mundo. Agora, tudo é muito mais rápido, no contexto da globalização.

Um mundo facilmente descoberto pela tela de um computador, culturas apreendidas, a hierarquização da sociedade sendo partilhada por todos os países. Em apenas alguns minutos podemos viajar pelo mundo, conhecendo as diferenças de cada região. Conhecer detalhes da cultura de um país, particularidades de cada cidade. Entender a sociedade, sua divisão em cada cultura, suas castas e suas classes. Com o computador, além de aprender, também utilizamos esse conhecimento em nossas vidas. A Internet amplia a visão do mundo como um todo e a visão de cada pedaço dele.

A revolução informacional

Com base no artigo dos professores César Augusto Castro e Maria Solange Pereira Ribeiro, publicado neste mesmo número da revista Transinformação, teço algumas considerações sobre esse importante tema de nosso tempo: a...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town