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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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Figuras de Linguagem na Propaganda

Trabalho enviado por: Marcos da Silva Carrilho Rosa

Data: 07/04/2006

FIGURAS DE LINGUAGEM

Salvador

2005


Metáfora: Consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado; translação

Adentra-se, ao final do século XX, em um novo ciclo da propaganda, a partir de um novo paradigma do que vem a ser comunicação eficiente.

Sem espeque de dúvidas, a diversificação e segmentos de mídias, por meio das quais os mais diversos anunciantes podem divulgar seus produtos e serviços, elevou a um novo patamar o processo de decisão acerca de como conduzir uma campanha publicitária ou um investimento correlato.

Nesta linha, se constata, claramente, que dentro da realidade acima referenciada, na qual o fator concorrência funciona como catalisador das reações mercadológicas, não resta outra alternativa ao empreendedor ou gestor de um núcleo de negócios senão buscar correlacionar cada centavo investido em determinados setores da empresa com o retorno financeiro gerado naquele respectivo período.

Pois bem, com a propaganda não poderia ser diferente, uma vez que a comunicação dentro das organizações, inclusive sob a ótica da administração, sempre foi avaliada como centro de custos.

Assim, na administração contemporânea, os gestores têm buscado avaliar o resultado dos seus investimentos em comunicação, notadamente a propaganda, com a tentativa de mensurar o retorno efetivo que os seus negócios têm auferido a partir de uma ação estratégica, como a veiculação de uma campanha publicitária.

Eis aí, pois, a propaganda de resultado.

A propaganda de resultado, tão invocada por publicitários como Nizan Guanaes, Marcello Serpa, entre outros do mercado brasileiro, tomou corpo a partir de algumas premissas extraídas da análise da conjuntura contemporânea, sendo o primeiro deles o simples fato de que os consumidores atuais se encontram muito mais informados do que no passado, fazendo com que as propagandas convencionais não surtam mais...

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