Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Ciências sociais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…


Publicidade



Publicidade

Participação Política

Trabalho enviado por: Rogério Caetano de Brito

Data: 22/06/2006

O QUE É PARTICIPAÇÃO POLÍTICA?


DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação Política?. São Paulo: Brasiliense, 1999. Coleção primeiros passos.

Na obra O que é participação política o autor transmite aos leitores de forma clara e concisa a importância da participação do homem na política, uma vez que, vivendo em sociedade todos devem participar diretamente para que as mudanças ocorram de acordo com a necessidade e vontade da grande maioria; assim o fazendo, o individuo estará dando um grande salto em busca da harmonia e felicidade entre todos. Para melhor absorção do coneúdo pelo leitor o autor divide a obra em subtítulos.

No subtítulo Que é política? O autor nos traz uma noção do que é política para melhor entender o que virá pela frente. Existem várias correntes de estudiosos, cada uma com sua definição do que é política, mas Dallari nos da uma definição que engloba todas: "Política é a conjunção das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum". Podemos chamar de política: 1 – "a organização social que procura atender à necessidade natural de convivência de seres humanos". 2 – "toda ação humana que produza algum efeito sobre a organização, o funcionamento e os objetivos de uma sociedade". A partir dessas idéias, que o autor fala de sociedade política, atividades políticas, poder político, organizações políticas, responsabilidade política e participação política.

No subtítulo o homem: animal político, o autor nos demonstra que o ser humano não vive sozinho, pois desde que nasce até o momento de sua morte, precisa da companhia de ouros seres vivos. Quando o homem nasce, ele é igual a todos os outros, a sociedade é quem o transforma e estabelece as diferenças. Vivendo o homem em sociedade e sabendo que cada um é diferente do outro, surgem constantes conflitos e divergências, é preciso se organizar e encontrar formas de convívio que tornem melhor a vida em grupo, não devendo se esquecer que o ser humano é igual por natureza, sendo preciso que todos participem das decisões, e não apenas uma minoria.

No subtítulo problemas políticos: problemas de todos, a obra nos passa uma...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town