Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Ciências sociais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: Expressionismos: Visão da Realidade: O poder expressionista da fotografia estética e em movimento

TIDIR – Expressionismos: Visões da Realidade: O poder expressionista da fotografia estática e em movimento Belo Horizonte 2009 Proposta Partiremos de duas proposições, sendo a primeira a de que, desde o início do cinema, a intensidade de imagens que diferenciam…

Publicidade

A Importância da Televisão como Meio de Comunicação Social

Trabalho enviado por: Ivônio Pinheiro Ribeiro Netto

Data: 10/10/2006

São Luís

2006


1 INTRODUÇÃO

Televisão (do grego tele -distante- e vision do latim) é um sistema eletrônico de transmissão de imagens e som de forma instantânea, funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho que recebe o mesmo nome do sistema ou pode também ser chamado de aparelho de tv. O aparelho de tv capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

A televisão é um dos mais fortes meios de Comunicação de Massa em nosso país, apesar de diversidades culturais, sociais e econômicas. As tele novelas são a mania nacional e são responsáveis pelo comportamento de milhões de pessoas, dizendo de forma indireta o que elas devem fazer, consumir e pensar.

O rádio também faz grande parte de nosso cotidiano, sendo diferente da televisão, mais usada para o entretenimento, ouvindo sua programação e recebendo notícias do dia-a-dia, é um universo bastante diversificado, indo desde desporto, serviços, música, fé e lazer.

Muito se fala acerca da televisão, mas muito raramente para valorizar os seus aspectos positivos, ou seja, aquilo que ela tem de bom e a contribuição que ela pode ter em termos educativos, num sentido cultural ou simplesmente informativo. Desta forma, no nosso trabalho iremos abordar o papel da televisão como meio de comunicação de massa, falando do seu papel social e etc.


2 História da tecnologia

O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924 em Londres por John Logie Baird com uma imagem do desenho animado Felix the Cat e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por Philo Taylor Farnsworth em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em Março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões foi a das Olimpíadas de 1936, em Berlim. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com a guerra e à renda adicional disponível (aparelhos de TV nos anos 30 custavam o equivalente a US$ 7000 atuais (2001) e havia pouca programação disponível).

A televisão em cores surgiu em 1954, na rede americana NBC. Um ano antes o governo americano aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.


3 Tipos de aparelhos

A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.

Tendo início na década de 2000, a televisão moderna se divide em três tendências distintas:

Aparelhos de TV somente.

Sistemas integrados com aparelhos de DVD e/ou videocassetes VHS montados no próprio televisor (geralmente modelos menores com telas até 17 polegadas, pois a idéia é ter um sistema portátil completo);

Sistemas independentes com tela grande (monitor de vídeo, rádio, sistema de som) para o usuário montar as peças como um home theater. Este sistema interessa aos videófilos e cinéfilos que preferem componentes que podem ser trocados separadamente.

Há varios tipos de monitores ou ecrãs de vídeo usados em equipamentos de TV modernos. O mais comum são os CRTs para até 40 polegadas diagonais. A maior parte das TVs de tela grande (até mais de 100 polegadas) usa tecnologia de projeção. Três tipos de sistemas de projeção são usados em TV: Tubos de raios catódicos (CRT), LCD (cristal líquido) e circuitos integrados (Chips ) de imagem refletida. Avanços recentes trouxeram telas planas às TVs que usam tecnologia de cristal líquido LCD de matriz ativa ou Displays de plasma. TVs de tela grande e plana têm apenas 4 polegadas de espessura e podem ser penduradas na parede como um quadro. Elas são muito atraentes e economizam espaço, mas ainda custam extremamente caro.


4 Teledifusão

Há vários tipos de sistemas de teledifusão:

Televisão terrestre

NTSC, PAL, PAL-M, PAL2, SECAM usando sinal analógico

Sistemas de transmissão do som

NICAM, MTS

Via satélite usando sinal digital

TV a cabo

Há tanto sistema analógico quanto digital.

Novas tecnologias: Televisão digital (DTV) -- TV de Alta Definição (HDTV) -- Pay-per-view -- Web TV -- programação sob encomenda.

Programação é a transmissão nas estações de televisão (por vezes chamada de canais) que são frequentemente dirigidos a uma determinada audiência. Há muitas notícias, desporto (esportes), estações de filmes e estações tais como as cadeias da MTV e da BBC que são vistas por diversos países.

Nos EUA, as redes de TV produzem programas primetime (horário nobre) para suas emissoras afiliadas veicularem entre 19:00 e 22:00. Fora do horário nobre, a maior parte das emissoras tem sua programação de produção própria.


5 HISTÓRIA DA TELEVISÃO NO BRASIL

Em 18 de setembro de 1950, a PFR-3 TV Difusora, de São Paulo, fez a primeira transmissão televisiva do Brasil. Com isso, o país foi o quarto a possuir uma emissora de televisão, atrás apenas de Estados Unidos, Inglaterra e França.

O principal responsável pela transmissão foi o jornalista Assis Chateaubriand, dono da então poderosíssima rede de empresas de comunicação Diários Associados. Ele importou equipamentos e aparelhos dos Estados Unidos.

Chateaubriand convidou Hebe Camargo para apresentar a primeira transmissão mas a apresentadora acabou não...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




Publicidade