Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Economia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Economia Cafeeira

Trabalho enviado por: Carlos Jose dos Santos

Data: 22/04/2003

ECONOMIA CAFEEIRA


1 - APRESENTAÇÃO

Iremos apresentar um trabalho sobre o café, produto que foi o símbolo da economia do Brasil colônia, tendo sua fase de opulência e posteriormente queda. Demonstraremos o início da lavoura, os aspectos que influenciaram a expansão de cafezais pelo país, a chegada dos imigrantes, a influência econômica e política, as relações de trabalho e como a crise de 1929 teve influência no ciclo econômico do café. Compõem-se de introdução, desenvolvimento, oscilações de preço, expansão, crise, mão-de-obra, conclusão e bibliografia.

"Estudar o mecanismo dos acontecimentos do passado é imprescindível para compreendermos o presente e tentarmos nos antecipar ao futuro" Carlos Santos.


2 - INTRODUÇÃO

Nas páginas seguintes está descrito o ciclo econômico da lavoura do café, demonstraremos como este produto de origem africana desenvolveu-se tão bem em nosso país e como foi um produto de extrema importância para as exportações do Brasil do fim do século XVIII até os anos trinta do nosso século. Iremos entender como foi introduzido o trabalho assalariado no país e a influência que a crise da bolsa de valores americana, no ano de 1929, levou à bancarrota os barões do café.


3- DESENVOLVIMENTO

O café foi introduzido no Brasil no início do século XVIII e era cultivado em várias partes do país, embora a produção era apenas para consumo nas fazendas. Sua importância comercial acontece a partir do fim do século XVIII, em conseqüência da alta de preços ocorrida no mercado internacional, motivada pela desorganização ocorrida no Haiti, então o grande produtor mundial. Aos poucos o café foi se tornando o principal produto de exportação brasileiro, sendo que por volta de 1830 já contribuía com 18% do valor das exportações brasileiras, sendo o terceiro produto em importância comercial, perdendo apenas para o açúcar e o algodão; vindo alcançar...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town