Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Fluxograma do Rito Ordinário

Trabalho enviado por: Samuel da Silva Rosa

Data: 29/11/2006

RITO ORDINÁRIO


Petição inicial

É a peça processual que dá início à ação judicial, através da qual o autor exerce o direito de acesso à Justiça (princípio dispositivo).

Seus requisitos estão no artigo 282 do CPC¹.

Deve, essa peça, ser instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação, como se infere da redação do artigo 283 do CPC.

Não é lícito, ao juiz, estabelecer, para as petições iniciais, requisitos não previstos nos artigos 282 e 283 do CPC.


Citação

Estando em termos a petição inicial, o juiz despachará, ordenando a citação do réu, como advém da redação do artigo 285 do CPC. Citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. Sem citação o processo judicial é nulo

. Quanto a citação, ainda, é importante estudar o que dispõe os artigos 213 a 233 do CPC.

. É um erro reprovável confundir CITAÇÃO com INTIMAÇÃO. Como já estudamos acima, citação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. A citação válida torna completa a relação jurídica processual (Autor – Estado/Juiz – Réu). A intimação não ocorre para que o réu venha se defender e somente acontece após a relação jurídica processual se completar pela citação válida e, pode dirigir-se tanto para o autor quanto para o réu e, ainda, decorre do princípio inquisitivo, ou seja, do dever do Estado/Juiz impulsionar a ação a fim de dizer o direito através da prestação da tutela jurisdicional.

Antes da citação, o autor poderá aditar o pedido, correndo a sua conta as custas acrescidas em razão dessa iniciativa (artigo 294 do CPC).



Da resposta

Esse capítulo...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town