Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Direito

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


Publicidade



Publicidade

Agências Especializadas da ONU

Trabalho enviado por: Cristiane Fernandes Lima

Data: 22/04/2003

ONU

Organização das Nações Unidas e Suas Agências Especializadas


Introdução:

A ONU é uma organização intergovernamental com sede em Nova York e sucedeu a Liga das Nações. A carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, no dia 26/06/1945 após o término da Conferência sobre Organização Internacional e entrou em vigor no dia 24/10/1945 junto com o Estatuto da Corte Internacional de Justiça e onde a França, Inglaterra, E.U.A., China e URSS obtiveram uma representação permanente e o direito de veto no Conselho de Segurança. Anterior a ONU, foram assinadas a Carta do Atlântico em 14/08/1941, depois a Declaração das Nações Unidas em 01/01/1942 em Washington e a Declaração de Moscou em 30/10/1943.


Propósitos:

1- Manter a paz e segurança internacional

2- Desenvolver relações de igualdade de direitos entre as nações

3- Conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas econômicos, sociais e culturais e estimulando o respeito aos direitos humanos

4- Trazer a harmonia de ação das nações


Princípios:

1- A Organização se baseia na igualdade soberana de todos os membros

2- Todos os membros devem cumprir suas obrigações

3- Todos os membros deverão resolver problemas por meios pacíficos de modo que não atrapalhem a paz, segurança e justiça internacional

4- Todos os membros deverão evitar o uso da força contra independência política de qualquer estado

5- Todos deverão dar assistência as outras nações

6- A ONU fará que os Estados não membros ajam de acordo com estes princípios

7- Nenhuma nação pode obrigar os outros membros a submeterem tais assuntos a uma solução


Língua Oficial: Árabe, inglês, francês, espanhol, chinês e russo.


Composição: 185 membros, sendo a admissão feita pela Assembléia Geral sob recomenda do Conselho de Segurança.


Estrutura(principais orgãos):

- Assembléia Geral – há reunião uma vez por ano para discutirem qualquer questão que afete a paz e a segurança, com a participação de todos os Estados-Membros que possuem no máximo 5 representantes cada.

Tem como funções: iniciar estudos visando promover a cooperação política internacional, o desenvolvimento do Direito Internacional e a colaboração internacional nos setores econômico, social, cultural, educacional e de saúde; receber e analisar relatórios dos demais órgãos; eleger os membros dos outros órgãos; aprovar o orçamento das Nações Unidas e determinar a cota de contribuição de cada membro.

- Conselho de Segurança – encarregado de manter a paz e segurança, podendo pedir apoio às forças armadas de outros Estados-Membros. Este é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 não permanentes eleitos por 2 anos e cada membro terá apenas 1 representante.

- Conselho Econômico Social (ECOSOC) – composto por 54 membros eleitos pela Assembléia Geral por 3 anos e é responsável por questões sociais, econômicas, educativas e sanitárias. Cada membro terá 1 representante. Este Conselho poderá convocar conferências internacionais sobre assuntos de sua competência, ou seja, os membros se reúnem quando necessário.

- Corte Internacional de Justiça – é o principal órgão judiciário das Nações Unidas. Esta com sede em Haia, é composta por um corpo de juízes (15) escolhidos por competência, eleitos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança com mandato de 9 anos.

- Conselho de Tutela - é encarregado de colocar em prática o Regime de Tutela, ou seja, os encarregados administram os territórios sob o regime de tutela internacional para promoverem o progresso dos habitantes do local e dar condições para a independência. Seu papel declinou com a descolonização, inclusive de providenciar visitas periódicas aos territórios tutelados. Obs: Em 01/11/94 o Conselho suspendeu suas atividades em razão do último território no mundo ainda tutelado ter se tornado independente.

- Secretariado Geral – composto por um secretário geral e seus ajudantes. O secretário é nomeado pela Assembléia Geral sob recomendação do Conselho de Segurança. O órgão tem o papel de negociador nas questões internacionais. O secretário fará um relatório anual para a Assembléia Geral sobre os trabalhos da Organização e participará de todas as reuniões do restante dos órgãos.


A ONU possui Organismos intergovernamentais especializados( que apresentam relatórios anuais ao ECOSOC), são eles:

  • OIT – Organização Internacional do Trabalho
  • FAO – Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação
  • UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura
  • OMS – Organização Mundial de Saúde
  • BIRD - Banco Mundial ou Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento
  • IDA – Associação Internacional de Desenvolvimento
  • CFI – Corporação Financeira Internacional FMI – Fundo Monetário Internacional
  • OACI – Organização da Aviação Civil Internacional
  • UPU – União Postal Universal
  • UIT – União Internacional de Telecomunicações
  • OMM – Organização Mundial Meteorológica
  • OMI – Organização Marítima Internacional
  • OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual
  • FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
  • GATT – Acordo Geral de Tarifas e Comércio
  • ONUDI – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial
  • IAEA – Agência Internacional de Energia Atômica


Programas e Fundos com Objetivo econômico, social e humanitário:

  • PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
  • UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância
  • PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
  • ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
  • UNFPA – Fundo de População da Nações Unidas
  • HABITAT – Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos
  • UNU – Universidade das Nações Unidas
  • UNDRO – Escritório do Coordenador das Nações unidas para Socorro em Casos de Desastres
  • UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento


Agências Especializadas da ONU


O I T

Organização Internacional do Trabalho

Introdução:

A Organização Internacional do Trabalho ( lnternational Labour Organization ), foi instituída em 1919, pelo Tratado de Versailles, com sede em Genebra-Suíça e integra o sistema da ONU.

A OIT foi criada com a finalidade de instituir a internacionalização do Direito do Trabalho e da Previdência Social. Sua criação teve uma curiosidade: um empresário e industrial inglês, Robert Owen, preocupado com a exploração dos trabalhadores predominante na época, escreveu uma carta à Santa Aliança pedindo a criação de normas de internacionalização do Direito do Trabalho, devido a situação de penúria na qual estes se encontravam. Depois de dirigir-se também aos principais soberanos europeus, realizaram-se vários Congressos até a criação sua criação.

Objetivos

Social: Visa à universalização da Justiça Social e à valorização do trabalho.

Econômico: Busca o nivelamento, tanto quanto possível, dos custos das medidas sociais, a fim de evitar a concorrência entre estados. Um país que não protege, adequadamente, os seus trabalhadores, tem um custo social menor e poderá oferecer os seus produtos, no mercado internacional, por preços inferiores aos oferecidos pelos países que tem despesas maiores na proteção ao trabalhador.

Jurídico: Tem como objetivo uniformizar, internacionalmente, as normas sociais e trabalhistas. Diz-se, tanto quanto possível, porque devido às diferenças econômicas e sociais entre países, fica difícil uniformizar normas para todos.

Técnico: Contribui tecnicamente, oferecendo subsídios para o aprimoramento dos sistemas nacionais de proteção ao trabalhador.

Estrutura e Orgãos

A OIT realiza seus trabalhos através dos 3 principais corpos, os quais incorporam a única característica da Organização: sua estrutura tripartidária, composta por Governos, Empregadores e Trabalhadores.

A OIT é assim constituída:

Conferência Geral: É constituída pelos Estados-membros, devendo realizar Assembleias Gerais todo mês de Junho, em sua sede em Genebra. São participantes 4 delegados de cada Estado membro, sendo 2 designados pelos respectivos governos, um dos empregados e outro de empregadores, indicados pelas respectivas entidades sindicais.

Conselho Administrativo: Também formado paritariamente, por 2 delegados de cada governo e 1 de cada entidade sindical, com a finalidade de administrar a própria OIT. Suas atribuições são, dentre outras, promover o cumprimento das deliberações da Conferência Geral, designar seu diretor geral, organizar a ordem do dia das sessões, organizar o orçamento da Organização e criar comissões de estudos para problemas especiais. Este Conselho se compõe de 56 membros, sendo 28 representantes dos governos, 14 representantes dos empregadores e 14 dos empregados.

Repartição Internacional do Trabalho: Tem atribuições de publicar periódicos sobre a legislação trabalhista dos diversos países, estudar as questões a serem discutidas nas Conferências, realizar inquéritos determinados pela Conferência ou pelo Conselho. Funcionam também nesta Repartição, comissões de peritos em seguridade social e em estatísticas, além dos Comites de Correspondência sobre trabalho das mulheres e dos menores, cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e higiene industrial, educação e recreação dos trabalhadores. São órgãos técnicos formados por peritos especializados em cada área e não representantes dos governos e das entidades sindicais.


O M S

Organização Mundial de Saúde

    
Introdução:

A primeira organização a que temos dados sobre antecedentes da OMS, é a Organizaçào Panamericana de Saúde. fundada em 1902. Essa Organização tinha por objetivo promover e coordenar esforços para o combate de enfermidades, zelando sempre pelo prolongamento da saúde física e mental do povo. A Organização era composta por 26 países da América e possuia como participantes, os Governos da França, Reino Unido e Países Baixos.

Após várias conferências para o controle e prevenções de doenças e epidemias, principalmente as surgidas com as guerras, surge oficialmente a Organização Mundial de Saúde. A OMS, agência internacional ligada as Nações Unidas, foi criada em 1948 com o objetivo de elevar os padrões de saúde do planeta.

Sua sede encontra-se situada em Genebra na Suíça.

Atualmente a organização possui 191 países membros, que se comprometem a adotar e colocar em prática as normas e regulamentos sanitários estabelecidos pela entidade, Uma das grandes preocupações da OMS, além de tratar das doenças, é cuidar e preservar para que as pessoas tenham além de um bom estado físíco, um bom estado mental. Este ganho é obtido através da cooperação dos países-membros, as organizações governamentais e principalmente pela população; pois esta é a grande chave de propagação ou não de qualquer doença.

Em relação a adesão e a organização é importante salientar que todos os Estados podem fazer parte da OMS; inclusive os territórios ou grupos territorias que não são responsáveis pelas relações internacionais do seu estado.

A OMS trabalha juntamente com outras organizações ligadas às Nações Unidas; como a UNICEF que fornece equipamentos e abastecimento, a OIT que combate os perigos profissionais e com a FAO para proporcionar uma alimentação melhor.


Princípios:

  • Todo ser humano tem como direito, o gozo do mais alto padrão de saúde sem distinção de raça, religião, crença política e condição econômica e social;
  • O desenvolvimento igual da promoção da saúde e do controle das doenças nos diversos países;
  • O desenvolvimento da saúde da criança, que é fundamental para obtençao da capacidade de viver harmoniosamente com as mudanças no mundo;
  • A extensão para todos de benefícios médico e psicológico, essenciais para completa obtenção da saúde
  • A responsabilidade do governo pela saúde da população


Propósitos:

  • Agir com autoridade controladora e coordenadora no trabalho internacional da saúde;
  • Assistir os governos no fortalecimento dos serviços de saúde, como fornecer assistência técnica apropriada, estimular o trabalho de irradicação de epidemias, endemias e outros, promovendo a melhora das condições sociais;
  • Promover a cooperação entre cientistas e grupos profissionais que contribuam para o desenvolvimento da saúde
  • Propor convenções e acordos internacionais sobre problemas da saúde.


Estrutura:

A OMS se divide em três departamentos; a Assembléia Mundial da Saúde, o Quadro de executivos e o Secretariado.

  • Assembléia Mundial de Saúde -...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town