A Completude do Ordenamento Jurídico

Publicado em 22/04/2003

A Completude do Ordenamento Jurídico

 

1. O problema das lacunas

Examinaremos agora, uma terceira característica do Ordenamento Jurídico: A Completude. Entende-se por "completude" a propriedade pela qual um ordenamento jurídico tem uma norma para regular qualquer caso. A falta de uma norma se chama geralmente lacuna.(Lacuna em uma lei, é a omissão em relação a fatos de situações que ela teoricamente deveria abranger).

Podemos dizer que um ordenamento é completo quando jamais se verifica o caso de que a ele não se podem demonstrar pertencentes nem uma certa norma nem a norma comprobatória.

A partir dessa definição, entende-se melhor qual é o nexo entre o problema da completude e o da coerência. O nexo entre coerência e completude está em que a coerência significa a exclusão de toda a situação na qual pertençam ao sistema ambas as normas que se contradizem; a completude significa a exclusão de toda a situação na qual não pertençam ao sistema nenhuma das duas normas que se contradizem. Como o direito é um conjunto de fontes que formam um todo e está destinado a solução de todas as questões surgidas, ele deve apresentar características como: Unidade e Completude.

Na realidade porém, essas duas coisas podem reduzir-se a um único conceito fundamental. O que tentamos estabelecer é sempre a unidade: unidade negativa, com a eliminação das contradições e unidade positiva com o preenchimento das lacunas.

A coerência, o problema…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.