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Título: Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Teorias de Taylor, Ford, Fayol e Weber, aplicadas na Empresa Bradesco S/A. São Paulo 2009 Sumário 1Introdução 2Frederick Winslow Taylor4 2.1Princípios de Taylor 3Henry Ford 4Jules Henri Fayol 4.1Princípios Básicos 4.2Funções Administrativas 5Maximillian Carl Emil Weber 5.1Analise da Obra 5.2Princípios…


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Orçamento e a Contabilidade

Trabalho enviado por: Cristiane Costa

Data: 23/11/2004

ORÇAMENTO E A CONTABILIDADE


Resumo

O artigo mostra que através dos anos o orçamento e a contabilidade foram adaptando-se e acompanhando as tendências das modernas teorias de gestão. A presença do orçamento passou a ser constante dentro do ambiente contábil. Para as empresas, o orçamento é um instrumento criado pela administração para aumentar seus controles, minimizar os custos. Atualmente é o meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e o fator de maior tranqüilidade para a administração e de maior garantia para os investidores. As empresas que tem um bom sistema orçamentário estão na frente das empresas que não possuem, pois essas empresas já planejaram e determinaram quais os investimentos prioritários e possíveis, dentro dos investimentos desejáveis. Podemos concluí-se, que a perpetuação da empresa está relacionada ao planejamento estratégico a curto, médio e em longo prazo, a um orçamento coerente e transparente. Na era da globalização e da informação, surge a necessidade de se estabelecer uma aliança estratégica entre a Contabilidade e as novas tecnologias de informação, proporcionando as empresas condições mais seguras para tomarem decisões estratégicas mais eficientes.

Palavras chave: orçamento, contabilidade, gestão


Introdução

Diariamente, em toda parte do mundo, nascem diversos tipos de empresas, mas, também varias fecham suas portas. As empresas estão em constantes mudanças, o mercado é muito acirrado e sofre transformações diárias afetando os procedimentos gerenciais. Contudo, nesse processo de mudanças; os gestores têm que trabalhar com controle e assegurar que a empresa esteja preparada, para enfrentar as mudanças e minimizar o sei impacto.

O intuito deste artigo é fazer com que as empresas não sejam surpreendidas com mudanças repentinas na economia. O orçamento passou a interagir com a contabilidade dando condições de fazer inúmera analises antecipada, preparando a empresa, para os eventuais impactos que a globalização expõe as organizações. Portanto, baseados nestes fatos, os gestores devem elaborar um orçamento para suas empresas, pois a falta deste acarretara em uma série de fatores negativos para a mesma.

A contabilidade fornece ao gestor informações contábeis precisas. Com base nestas informações é possível estabelecer um orçamento para resultados futuros. Ao se planejar, organizar e controlar, os resultados serão vistos com clareza.


Orçamento

Orçamento é um módulo criado especialmente para facilitar o trabalho do usuário, pois permite elaborar uma previsão dos elementos Ativos e Passivos, para o plano de conta contábil gerencial.

Através deste controle, podemos comparar os valores Orçados e o valor Realizado registrado em cada conta.

De acordo com Lunkes (2003, p.35), a necessidade de orçar é tão antiga quanto a humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso desenvolveram práticas orçamentárias formais até mais antigas que a origem do dinheiro.

Segundo o autor, a origem da palavra orçamento deve-se aos antigos romanos, que usavam uma bolsa de tecido chamada de Fiscus para coletar os impostos. Posteriormente, a palavra foi também utilizada para as bolsas da tesouraria e também para os funcionários que as usavam. No inicio da Idade Média, a tesouraria do Reino Unido era conhecida como Fisc.

No Brasil, o orçamento passou a ser foco de estudos a partir de 1940, mas não pouco utilizado pelas empresas. A partir de 1970, o orçamento começou a ser freqüentemente adotado pelas empresas.

Através dos anos o orçamento foi adaptando-se e acompanhando as tendências das modernas teorias de gestão.

De acordo com Lopes de Sá (1995, p.337), o orçamento é a previsão de fatos patrimoniais; predeterminação de despesas e receitas de uma entidade; previsão de gastos. De acordo com o rigor contábil, o orçamento pode significar qualquer previsão de fato patrimonial, seja de que natureza for. Denomina-se contabilidade orçamentária a que acompanha a...

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